32.3 C
Manaus
quinta-feira, junho 20, 2024

Terceira dose da vacina começa a ser aplicada em 15 de setembro

O Ministério da Saúde vai liberar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos e imunussuprimidos a partir do dia 15 de setembro, conforme adiantou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira, 25/8.

Por

O Ministério da Saúde vai liberar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos e imunussuprimidos a partir do dia 15 de setembro. A informação foi adiantada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira, 25/8. O ministro também informou que a partir de 15 de setembro, será reduzido o intervalo da aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e Astrazeneca das atuais 12 semanas para oito semanas.

De acordo com o ministro, no dia 10 de setembro a pasta finalizará a distribuição de imunizantes para a aplicação da primeira dose em toda a população brasileira com mais de 18 anos, o que abre espaço para a antecipação e o reforço vacinal anunciado.

A partir do dia 15 de setembro, serão enviadas aos Estados as doses de reforço para os imunossuprimidos – pessoas com câncer ou transplantados, por exemplo – que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e de idosos com mais de 70 anos que tenham tomado a segunda há pelo menos seis meses.

A aplicação nos idosos seguirá ordem cronológica, do mais velho para o novo. A Saúde aguarda a conclusão de um estudo para decidir como será a aplicação da terceira dose em profissionais de saúde e pessoas com menos de 70 anos.

O Ministério da Saúde estudará ainda a possibilidade de imunização cruzada entre as vacinas da Astrazeneca e Pfizer, mas isso será feito somente em caso de necessidade.

Amazonas – Conforme o secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad a dose de reforço era um apelo das secretarias, já manifestada ao Ministério da Saúde, por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

“O Ministro da Saúde, atendendo a uma solicitação dos especialistas, dos pesquisadores, dos cientistas e solicitação dos secretários de estado de saúde, divulgou hoje uma excelente notícia que, a partir de 15 de setembro, irá disponibilizar vacinas para a realização da terceira dose em grupos prioritários”, disse o médico Anoar Samad.

O secretário ressalta que pesquisas científicas apontam a necessidade de uma dose de reforço contra a Covid-19. “Isso é importante porque alguns trabalhos mostram que os anticorpos, com o passar dos meses, nesses grupos prioritários, podem estar com níveis reduzidos, podendo levar as pessoas a sofrerem uma nova infecção, por alguma nova variante, ou as pessoas que não tiveram podem ter a doença”, explicou.

Segundo o secretário de Saúde, o Estado deve receber o comunicado oficial do MS, por meio de Nota Técnica do órgão, com as recomendações sobre a estratégia de vacinação, bem como o envio de doses para essa finalidade e o público-alvo da campanha.

“É um passo importante, ainda não sabemos quais são os imunizantes, o Ministério da Saúde vai informar quais são e também qual a quantidade que vai vir para o Estado do Amazonas, para nós sabermos a faixa etária, quando e como serão aplicadas essas doses”, afirmou.

Expectativa – A previsão do Ministério da Saúde é imunizar todos os idosos e profissionais de saúde com a terceira dose até o fim do ano, população que soma 12 milhões de pessoas. Há ainda a possibilidade de que toda a população brasileira seja revacinada em 2022 se os estudos concluírem que isso será necessário. Até o fim do ano, o Brasil receberá 600 milhões de doses, que poderão inclusive ser mantidas congeladas para uso numa eventual campanha de reforço no próximo ano.

Há ainda 180 milhões de doses da Astrazeneca produzida no Brasil já contratadas para 2022, o que seria suficiente para uma dose de reforço em toda a população vacinável no ano que vem.

— —

Com informações Correio Braziliense e assessoria de comunicação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -