26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 24, 2024

Omar Aziz afirma que Senado vai recorrer da decisão do STF sobre habeas corpus em favor de Wilson Lima

Se não tivesse obtido decisão favorável no STF, Wilson Lima seria o primeiro governador a depor, na condição de testemunha, se comprometendo a dizer a verdade, sob risco de incorrer no crime de falso testemunho

Por

Na abertura dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, na manhã desta quinta-feira, 10/6, o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD) disse que o Senado vai recorrer da decisão da ministra Rosa Weber, que concedeu o direito do governador Wilson Lima (PSC) de não precisar depor na CPI.

“Iremos recorrer dessa decisão. Respeitamos a decisão da ministra, assim como temos respeitado todas as decisões que aqui foram impetradas contra essa Comissão Parlamentar de Inquérito”, afirmou.

Em sua fala, após ler trechos da decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), ele afirmou que Wilson Lima perdeu uma grande oportunidade de esclarecer os fatos ao Brasil e à população do Amazonas.

“Acredito que o governador do estado do Amazonas perde uma oportunidade ímpar de esclarecer ao Brasil, mas principalmente ao povo amazonense o que aconteceu no Estado do Amazonas. O que aconteceu não foi uma coisa rotineira. Faltou oxigênio, pessoas vieram a perder a vida e o governador poderia explicar isso ao povo amazonense”, argumentou.

Para Omar essa seria a única oportunidade do governador de esclarecer os fatos. “Ele não terá uma oportunidade como estaria tendo se estivesse aqui de dizer ao Brasil e ao Amazonas o que realmente se passou”, disse ele ao afirmar não fazer pré-julgamentos de ninguém.

“Nunca fiz julgamento das pessoas, até porque não gosto de ser pré-julgado, mas governador Wilson Lima, vossa excelência perde uma oportunidade gigante na sua vida. Não só como um homem público, mas como pessoa. Para a história. E explicar, de fato, quem foram os responsáveis pelas omissões que aconteceram com o nosso povo, com o povo seu, que governa esse Estado, mas principalmente com as pessoas que perderam os parentes e amigos nesse caso tão triste”, concluiu ele ao dizer que “não dá, nesse momento, para proteger alguém”.

Veja a fala do senador: 

Confirmação : O governador Wilson Lima informou na manhã desta quinta-feira, horas antes do início do depoimento no Senado, por meio de sua assessoria de imprensa, que não compareceria ao depoimento.

Com a ausência de Lima, a sessão da CPI nesta quinta deve se restringir à votação de requerimentos de convocação e pedidos de quebra de sigilo.

— —

Por Izabel Guedes

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -