26.3 C
Manaus
terça-feira, junho 18, 2024

Governador Wilson Lima deve depor na CPI da Covid no próximo dia 10

O depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) foi antecipado para o próximo dia 10/6, conforme comunicou nesta quarta-feira o presidente Omar Aziz (PSD-AM). O depoimento do governador estava marcado para o dia 29 deste mês

Por

O depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) foi antecipado para o próximo dia 10/6, conforme comunicou nesta quarta-feira o presidente Omar Aziz (PSD-AM) em resposta ao pedido de Marcos Rogério (DEM-RO). A princípio o depoimento do governador estava marcado para o dia 29 deste mês. Além do governador, o secretário estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM), Marcellus Campêlo também deve ser ouvido na CPI no dia 15.

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão na quarta fase da Operação Sangria, por meio da qual são investigados fatos relacionados a possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa, fraude a licitação e desvio de recursos públicos.

Depoimentos da próxima semana – Os trabalhos da próxima semana iniciam, na terça-feira, 8/6, com o depoimento do atual ministro da Saúde (MS), Marcelo Queiroga. A reconvocação foi aprovada, no último dia 26, após manifestação realizada, no domingo anterior, 23/05, no Rio de Janeiro, com a participação do presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro Eduardo Pazuello, o que ocorreu em desacordo com as orientações do órgão federal de saúde, no combate à Covid-19. Pazuello também será ouvido novamente na CPI, em data a ser definida.

Na quarta-feira, 9, será o depoimento do ex-secretário executivo da Saúde, Antônio Élcio Franco, que participou de reuniões com farmacêuticas sobre a oferta de vacinas.

Com a antecipação do dia 29 para o dia 10, na quinta-feira, será a vez do governador do Amazonas, Wilson Lima ser ouvido. O chefe do executivo estadual deverá dar explicações sobre a crise sanitária vivida no Estado, que culminou com a falta de oxigênio e o colapso do sistema de saúde no início deste ano, bem como sobre possíveis irregularidades em contratos feitos com recursos originados da União.

Uma das motivações para o adiantamento da oitiva de Wilson Lima foi a nova operação da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta quarta-feira, 2, para apurar gastos do Estado, na pandemia.

“Estou remarcando a vinda do governador do Estado do Amazonas para a próxima quinta-feira. Seria o ‘Markinhos Show’, mas peço a Mesa para convocá-lo (o governador) para prestar esclarecimentos à CPI e o ‘Markinhos Show’ estará em outra data”, declarou o senador Omar Aziz, durante os trabalhos desta quarta-feira.

Julgamento – A corte especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou para o próximo dia 28/6 o julgamento dos 17 denunciados por suposto envolvimento na compra superfaturada de respiradores no Amazonas. O julgamento estava marcado para esta quarta-feira, 2. O assunto foi tratado na sessão plenária de hoje. Na ocasião os ministros também falaram sobre a operação da Polícia Federal deflagrada em Manaus nesta manhã.

— —

Com informações da Agência Senado e assessoria de imprensa

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -