29.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 15, 2026

PSD dá sinal verde para Ratinho Jr. construir candidatura à Presidência em 2026, diz site

Fontes da legenda avaliam ainda que, diante de uma possível candidatura de Flávio Bolsonaro (PL), o lançamento de Ratinho Jr. se tornaria ainda mais provável

Por

O comando nacional do PSD, sob a liderança de Gilberto Kassab, sinalizou apoio para que o governador do Paraná, Ratinho Jr., construa uma eventual candidatura à Presidência da República em 2026. Para medir a viabilidade do projeto, o partido encomendou pesquisas internas previstas para fevereiro, com análises tanto quantitativas quanto qualitativas. As informações são da CNN.

Kassab e Ratinho Jr. se encontraram em dois jantares recentes em São Paulo, realizados com intervalo de uma semana — o primeiro na quinta-feira (8) e o segundo na última segunda-feira (13). O último encontro ocorreu no mesmo dia em que veio a público a primeira pesquisa presidencial registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elaborada pelo Instituto Ideia em parceria com o Canal Meio.

No dia seguinte, durante discurso no Paraná, Ratinho Jr. afirmou que aceita entrar na disputa presidencial caso seu nome seja escolhido pelo PSD. Na ocasião, criticou o cenário de forte polarização política no país e ressaltou os avanços obtidos na área da educação durante seus quase oito anos à frente do governo estadual.

Ao longo de 2025, Kassab e o governador paranaense também participaram de reuniões com empresários e personalidades de destaque em diferentes áreas, como o sócio da XP Guilherme Benchimol, a empresária Luiza Trajano, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim e a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz.

Dentro do PSD, um dos principais defensores da candidatura de Ratinho Jr., segundo aliados do governador, é o ex-senador Jorge Bornhausen, figura histórica do partido e um dos nomes mais próximos de Kassab.

Avaliações internas anteriores indicam que Ratinho Jr. apresenta bom desempenho junto ao eleitorado das classes C e D, um fator considerado estratégico para qualquer candidatura de oposição que pretenda enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tradicionalmente forte nesses segmentos.

A eventual candidatura presidencial do governador do Paraná também é vista como peça-chave nas articulações do PSD em São Paulo. Caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) opte por disputar a reeleição, o partido pretende manter a vice-governadoria, hoje ocupada por Felício Ramuth. Já em um cenário de renúncia de Tarcísio para concorrer ao Planalto, Kassab poderia ser o nome indicado para a disputa ao Palácio dos Bandeirantes, com o PSD apoiando a candidatura nacional do governador paulista e Ratinho Jr. ficando como favorito a uma vaga no Senado pelo Paraná.

Fontes da legenda avaliam ainda que, diante de uma possível candidatura de Flávio Bolsonaro (PL), o lançamento de Ratinho Jr. se tornaria ainda mais provável. Esse contexto ajuda a explicar o discurso contra a polarização adotado recentemente pelo governador e sua postura mais cautelosa após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no final do ano passado.

*Com informações da CNN

Leia mais: Flávio Bolsonaro reafirma pré-candidatura à Presidência e diz que “não tem volta”

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -