O Amazonas passa a ter protagonismo na nova diretoria nacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB). As jornalistas e empresárias Arthemisa Gadelha, Erica Lima Barbosa e Karla Costa foram eleitas, nesta quarta-feira, 17, para integrar a gestão da entidade no biênio 2025–2027, fortalecendo a representação da região Norte em uma instituição de alcance nacional voltada à valorização do jornalismo e da escrita de autoria feminina.
Na nova composição, Arthemisa Gadelha assume o cargo de 2ª diretora de Divulgação e Mídias Sociais. Erica Lima Barbosa passa a integrar a Diretoria de Divulgação e Mídias Sociais, enquanto Karla Costa fará parte da Diretoria de Jornalismo e Assessoria de Imprensa. A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral Nacional Ordinária (AGNO), realizada de forma virtual, por meio do Google Meet, e contou com chapa única, intitulada “União & Integração”.
Leia mais: Com participação do AM, AJEB Nacional realiza eleição com chapa única para a gestão 2025–2027

Ao comentar a eleição, a jornalista Erica Lima Barbosa, CEO do Portal O Convergente e diretora Executiva do Portal Manaós destacou o significado da participação amazonense na diretoria nacional da AJEB.
“Estou muito feliz por integrar a Diretoria de Mídias e, sobretudo, por representar a Seccional do Amazonas, um marco histórico que reforça a força da nossa região nesta chapa. Que este seja um tempo de trabalho produtivo, de impacto real e de construção coletiva. Seguimos com o nosso lema como guia: união e integração, representado cada vez mais todas as seccionais do Brasil para fazer a diferença, com propósito, diálogo e união.”

Karla Costa também comentou a eleição e ressaltou a importância da representatividade do Norte dentro da entidade nacional.
“É fundamental garantir a representatividade da região norte na AJEB, para que os projetos das escritoras e jornalistas locais sejam amplamente divulgados e devidamente valorizados”, disse.
“Além disso, a integração entre os estados fortalece a própria AJEB, ao possibilitar a realização de eventos regionais com repercussão nacional, ampliando a visibilidade e gerando novos benefícios, especialmente na divulgação do trabalho das jornalistas e escritoras do norte do Brasil”, reforçou Karla Costa.

A jornalista também lembrou do slogan da chapa: “Não é por acaso que nossa chapa adotou o slogan ‘União e Integração’: nosso objetivo é fortalecer, cada vez mais, a conexão e a participação das associadas da AJEB em todo o país.”
A chapa “União & Integração” foi eleita para conduzir a AJEB Nacional no próximo período e é liderada por Irislene Castelo Branco Morato, da AJEB-Minas Gerais, eleita presidente nacional.
A diretoria conta ainda com Renata Dal-Bó, da AJEB-Santa Catarina, como 1ª vice-presidente, e Leni Chiarello Ziliotto, da AJEB-Mato Grosso, como 2ª vice-presidente, formando uma gestão com representação de diferentes regiões do Brasil.
À reportagem, Irislene Morato destacou nesta quarta-feira, 17, que a nova gestão dará continuidade aos projetos construídos nos últimos anos, com foco na institucionalização da AJEB e no fortalecimento da atuação nacional da entidade, ampliando a presença nos estados e valorizando a diversidade cultural brasileira e a voz feminina no jornalismo e na literatura.
“Pretendo fazer da AJEB um pontão de cultura, com seus pontos de cultura em cada Estado do Brasil. Além disso, faltam cinco Estados passim como fundar a AJEB em todo o país. Cada estado tem a sua cultura, seu folclore e identidade, e isso é muito importante para ser visto como algo enriquecedor para toda a cultura nacional. E a voz feminina, que foi calada por muitos séculos e milênios, hoje está sendo mais respeitada e nós fazemos parte dessa história”, afirmou Irislene Morato.


