28.3 C
Manaus
domingo, outubro 12, 2025

Crise no fornecimento de energia em Ipixuna leva MP a investigar concessionária

Ação investiga a qualidade do serviço oferecido pela concessionária Amazonas Energia

Por

Em virtude das frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica no município de Ipixuna, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um procedimento administrativo para verificar e acompanhar a qualidade e a regularidade do serviço prestado pela concessionária Amazonas Energia S/A.

A ação decorre da constatação de situações recorrentes de queda, oscilação e interrupção de eletricidade, ocasionando transtornos à população e prejudicando a oferta de serviços essenciais.

O promotor de Justiça José Ricardo Moraes da Silva, responsável pelo procedimento administrativo, destacou que a ação também busca averiguar os impactos dessa situação nos serviços públicos, como hospitais. “O procedimento busca fiscalizar a qualidade do serviço, cumprindo o dever do MP de zelar para que estes sejam assegurados, promovendo as medidas necessárias de adequação”, comentou.

A promotoria solicitou que a Amazonas Energia encaminhe:

* Relatório detalhado das interrupções e oscilações nos últimos 12 meses, incluindo a causa e a duração dessas pausas;
* O plano de manutenção e expansão da rede de distribuição para o município;
* Os indicadores de qualidade do serviço, que correspondem à Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e à Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi notificada a fornecer informações sobre eventuais multas e penalidades aplicadas à concessionária, fiscalizações e resultados e os índices de avaliação de qualidade no município.

O parquet também oficiou as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), para que enviem relatórios detalhando os efeitos da queda de energia nos serviços públicos essenciais, como creches, escolas e hospitais de Ipixuna.

*Com informações do MPAM

Leia mais: David Almeida vira alvo do TCE-AM por suspeita de empregar familiares em cargos públicos

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -