26.3 C
Manaus
domingo, dezembro 7, 2025

Prefeitura de Maués cria comitê para coordenar ações que integram o Selo Unicef

Comitê Gestor Intersetorial foi apresentado em Maués e deve coordenar ações para atender indicadores exigidos pelo Unicef

Por

A Prefeitura de Maués iniciou nesta quinta-feira (9) a mobilização para tentar reconquistar o Selo Unicef 2025–2028, certificação internacional que reconhece municípios com boas práticas voltadas à infância e adolescência.

A ação é iniciativa da prefeita Macelly Veras, no objetivo de promover a proteção e o desenvolvimento da infância e juventude, tanto na área urbana quanto nas comunidades ribeirinhas e indígenas.

Nesta quinta-feira (9), o Comitê Gestor Intersetorial do Selo Unicef foi oficialmente apresentado na Câmara Municipal e no Fórum de Justiça da Comarca de Maués. O comitê é composto por representantes das áreas de saúde, educação, assistência social, proteção contra violências e equidade étnico-racial, garantindo uma atuação integrada entre as secretarias municipais.

O grupo é coordenado pelo secretário de Governo, Bruno Negreiros, articulador do Selo no município, e pela pedagoga Idaiane Silva da Cruz, mobilizadora do Selo, que terão a missão de liderar as ações e indicadores que conduzirão Maués de volta à certificação.

Histórico

Maués conquistou o Selo Unicef na edição 2013–2016, mas não manteve a certificação nas gestões seguintes. Entre 2017 e 2020, o município alcançou avanços em sete indicadores sociais, mas não atingiu os resultados sistêmicos exigidos. Na edição 2021–2024, Maués ficou fora da lista dos 29 municípios do Amazonas certificados.

Para garantir a certificação, o município precisa cumprir pelo menos sete indicadores sociais e somar 12 pontos nos resultados sistêmicos, sendo cinco deles obrigatórios (2, 7, 10, 16 e 17).

A adesão à nova edição (2025–2028) demonstra a determinação da gestão Macelly Veras em retomar o protagonismo de Maués nas políticas públicas voltadas à infância e adolescência, fortalecendo o trabalho intersetorial e comunitário.

“Com o Comitê Gestor em funcionamento, queremos assegurar que todas as nossas crianças, da zona urbana, ribeirinhas e indígenas, tenham acesso a direitos fundamentais e possam crescer com dignidade e segurança”, destacou a prefeita Macelly Veras.

Com informações da assessoria

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -