A Prefeitura de Maués iniciou nesta quinta-feira (9) a mobilização para tentar reconquistar o Selo Unicef 2025–2028, certificação internacional que reconhece municípios com boas práticas voltadas à infância e adolescência.
A ação é iniciativa da prefeita Macelly Veras, no objetivo de promover a proteção e o desenvolvimento da infância e juventude, tanto na área urbana quanto nas comunidades ribeirinhas e indígenas.
Nesta quinta-feira (9), o Comitê Gestor Intersetorial do Selo Unicef foi oficialmente apresentado na Câmara Municipal e no Fórum de Justiça da Comarca de Maués. O comitê é composto por representantes das áreas de saúde, educação, assistência social, proteção contra violências e equidade étnico-racial, garantindo uma atuação integrada entre as secretarias municipais.
O grupo é coordenado pelo secretário de Governo, Bruno Negreiros, articulador do Selo no município, e pela pedagoga Idaiane Silva da Cruz, mobilizadora do Selo, que terão a missão de liderar as ações e indicadores que conduzirão Maués de volta à certificação.
Histórico
Maués conquistou o Selo Unicef na edição 2013–2016, mas não manteve a certificação nas gestões seguintes. Entre 2017 e 2020, o município alcançou avanços em sete indicadores sociais, mas não atingiu os resultados sistêmicos exigidos. Na edição 2021–2024, Maués ficou fora da lista dos 29 municípios do Amazonas certificados.
Para garantir a certificação, o município precisa cumprir pelo menos sete indicadores sociais e somar 12 pontos nos resultados sistêmicos, sendo cinco deles obrigatórios (2, 7, 10, 16 e 17).
A adesão à nova edição (2025–2028) demonstra a determinação da gestão Macelly Veras em retomar o protagonismo de Maués nas políticas públicas voltadas à infância e adolescência, fortalecendo o trabalho intersetorial e comunitário.
“Com o Comitê Gestor em funcionamento, queremos assegurar que todas as nossas crianças, da zona urbana, ribeirinhas e indígenas, tenham acesso a direitos fundamentais e possam crescer com dignidade e segurança”, destacou a prefeita Macelly Veras.
Com informações da assessoria


