O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira (26) a retomada do julgamento que pode levar à cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e do vice, Edilson Damião (Republicanos). A análise do caso, suspensa há mais de um ano, ocorrerá a partir das 18h, no plenário da Corte, em Brasília.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, incluiu o processo na pauta divulgada nesta quinta-feira (21). A ação é a terceira que ameaça o mandato de Denarium, acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. O governador teria utilizado a máquina pública em benefício da própria candidatura, prática vedada pela legislação eleitoral.
Em janeiro de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou o mandato de Denarium pela terceira vez. A defesa recorreu ao TSE, onde o processo começou a ser apreciado em agosto do mesmo ano, mas acabou interrompido. Além desta ação, o governador também foi alvo de outros três processos que resultaram em cassações.
*Com informações do G1
Leia mais: Governo Denarium é alvo de protesto por convocação de policiais penais em Roraima