O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, publicou na sexta-feira, 2, uma foto vestido de Papa e gerou revolta nas redes sociais. A imagem gerada por inteligência artificial foi republicada pelo perfil oficial da Casa Branca.
A publicação ocorre poucos dias após a morte de Francisco, que liderou a Igreja Católica nos últimos 12 anos, e em meio aos preparativos para o conclave, que escolherá o sucessor do religioso.
No início da semana, o republicano já havia ironizado a eleição do próximo líder de 1,4 bilhão de fiéis da Igreja católica. “Eu gostaria de ser papa. Seria a minha primeira escolha”, disse a jornalistas.
Internautas e fiéis da igreja católica, contudo, criticaram a postura do presidente norte-americano e chamaram de ofensiva. “Inacreditável. Acho que você nem sabe como isso é ofensivo”, escreveu uma pessoa.
“Desrespeitoso, principalmente, com os católicos”, disse outra pessoa. “Um desrespeito, puro e simples! Ainda durante o luto oficial do Papa Francisco, Trump posta isso em perfis oficiais do governo, insulta os bilhões de fiéis e atesta de novo como a extrema direita não tem limites na sua busca por poder”, declarou outro internauta.
“A imagem de Trump como Papa é um insulto, uma zombaria e uma ofensa a milhões de católicos”, descreveu uma mulher.
Confira:
Até o momento, Vaticano ainda não se manifestou sobre o caso. O conclave está marcado para iniciar na próxima quarta-feira, 7, em que 133 cardeais votarão para escolher quem será o novo líder da Igreja Católica.