Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Júlio Pinheiro, Josué Neto e Luís Fabian parabenizaram, nesta segunda-feira, 7, os políticos eleitos nesse domingo, 6, de Eleições 2024 e defenderam um debate de propostas entre os candidatos a prefeito David Almeida (Avante) e Cepitão Alberto Neto (PL), que vão disputar o 2º turno em Manaus.
“Espero que o Brasil possa dar um passo adiante e, aqui em Manaus, os eleitos para o 2º turno, esperamos que possam exibir suas propostas, conversando com a população, para evitar aquela situação de um lado é o ‘bem’ e o outro, o ‘mal’. Ou seja, fazendo com que nós possamos escolher as melhores propostas para a cidade de Manaus”, defendeu o Júlio Pinheiro, durante a 36ª Sessão do Pleno nesta segunda-feira.
O conselheiro Josué Neto também destacou as eleições municipais e a importância do exercício à democracia, assim como o debate pelas ideias.
“Faço das palavras [de Julio Pinheiro], as minhas palavras. Um momento importante para a democracia brasileira no âmbito da municipalidade. Como disse, não escolhidos os candidatos a vereadores e prefeitos. E reforço a questão do debate pelas ideias”, declarou.
O conselheiro Luís Fabian pontuou sobre nova formação para a Câmara Municipal de Manaus e a eleição dos novos prefeitos e vereadores do interior do Amazonas. Fabian também se mostrou preocupado com os novos gestores que vão assumir os municípios e sugeriu antecipação da oferta de cursos para os políticos na Escola de Contas do TCE.
“Eu percebo que, boa parte dos prefeitos, são de primeiro mandato. E eu vejo isso com muita esperança, pois trazem a inovação, um sangue novo, uma nova efusividade para o município, mas também vejo com certa preocupação que é a inexperiência administrativa. Então, é importante que nossa Escola de Conta possa se antecipar e ofertar formação para os novos gestores”, destacou o conselheiro do TCE-AM.