26.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 18, 2024

Em confusão generalizada, PM agride e joga spray de pimenta contra equipe de candidato a prefeito no AM

Imagens também mostram policiais militares agredindo os apoiadores de Toco Santana a pauladas

Por

Em uma confusão generalizada no município de Borba (a 210 quilômetros de Manaus), policiais militares foram filmados nessa terça-feira, 1º, agredindo apoiadores do candidato a prefeito Raimundo Santana, mais conhecido como Toco Santana (Republicanos). O major Rômulo Botelho chega a jogar spray de pimenta contra contra a população.

O caso aconteceu na tarde dessa terça-feira. De acordo com imagens compartilhadas pelas redes sociais, diversas pessoas estavam em uma caminhada de apoio ao candidato. Segundo as informações, os policiais chegaram ao local e tentaram fazer uma abordagem nos presentes, quando agiram de forma truculenta.

Veja também: Candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral é preso pela PF após jogar dinheiro para eleitores

Uma videomaker e social media da equipe de Toco Santana, identificada como Lauren Anita, tentou gravar a ação do major, mas foi alvo do spray de pimenta. Um vídeo mostra o momento exato da agressão. Segundo a jovem, ela estava apenas trabalhando.

“Eu estava com meu telefone, porque é meu trabalho. Mas eles [os policiais] começaram a ameaçar e tentar o telefone da mão e eles se irritam e tomam o celular do Lucas [o advogado de Toco Santana]”, explicou Lauren Anita.

A jovem continua: “Eu fui agredida com arma química pelo major da PM, mesmo estando no meu direito de filmar e de trabalhar assim como ele, que inclusive não estava no exercício legal da profissão por não estar devidamente fardado. Não consigo entender em que lei essas pessoas se baseiam, que nós retrocedamos assim”, lamentou.

Generalizada

Em outras imagens, é possível ver também diversas pessoas passando mal por conta do spray de pimenta. A videomaker Lauren Anita chega a ser carregada para fora da multidão, após ser uma das atingidas.

Em outro vídeo, os participantes da caminhada aparecem revoltados com o major e tentam tirar o spray de pimenta dele. As imagens também mostram policiais militares agredindo os apoiadores de Toco Santana a pauladas. Um dos policiais chega a sacar a arma.

Repúdio

Por meio das redes sociais, Toco Santana emitiu uma nota de repúdio e afirmou que a agressão foi inaceitável. O candidato também pediu o apoio das autoridades competentes e declarou, ainda, que não vai se calar.

“Pedimos o apoio das autoridades competentes, responsáveis por proteger a população, para garantir a segurança de todos. Não vamos nos calar diante da violência. Seguimos firmes, mas pedimos que a justiça seja feita e a proteção seja garantida”, declarou, na nota.

Outro lado

O Convergente entrou em contato com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) solicitando posicionamento sobre as agressões. Até a publicação da matéria, sem retorno.

 

Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -