A disputa pela prefeitura de Manaus nas eleições de 2024 está se intensificando. Faltam onze dias para o fim da janela partidária e, pelo menos, cinco pré-candidatos confirmaram suas candidaturas ao pleito de outubro na capital. O deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, foi o último até o momento a confirmar sua candidatura pelo partido União Brasil, nesta segunda-feira (25).
O evento que aconteceu no Clube do Trabalhador do SESI contou com uma multidão de pessoas. Cidade teve o reforço do presidente do diretório estadual, Wilson Lima, e do Executivo Nacional da sigla, Antônio Rueda.
Na linha do tempo para essa disputa eleitoral, está Maria do Carmo Seffiar (NOVO). Em janeiro deste ano, a empresária usou as redes sociais e publicou o anúncio ao lado do presidente nacional do partido, Eduardo Ribeiro, dizendo estar “pronta para o desafio”. Conforme a assessoria, a data da oficialização em Manaus, ainda não foi marcada.
Ver esta publicação no Instagram
Em seguida, veio o deputado federal Amom Mandel (PSDB/Cidadania). O jovem político foi o primeiro a dar o pontapé inicial, em 23 de fevereiro. Depois de voltar atrás e tomar a decisão, Mandel falou com o Convergente que “o nome já estava disponível para a população tomar decisão.”
Não demorou muito, e mais candidatos começaram a se articular. Na sequência, 9 de março foi a data em que o deputado Wilker Barreto anunciou seu nome pelo partido Mobiliza. Três dias antes, Wilker havia fechado com o novo partido, que antes era Partido da Mobilização Nacional (PMN).
“Nós vamos construir com o partido um arco de aliança e vamos convidar algumas pessoas que possam ter o nosso perfil ideológico e de trabalho para contribuir para a construção de uma cidade melhor”, disse Barreto.
Ver esta publicação no Instagram
O quarto a anunciar a disputa e permanência na prefeitura foi o atual prefeito de Manaus, David Almeida. Pelo Avante, sigla que preside no Amazonas, Almeida oficializou a pré-candidatura à reeleição nas redes sociais no dia 19 de março durante um encontro com pré-candidatos ao cargo de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Almeida avisou de antemão que a irmã e secretária Municipal de Educação, Dulce Almeida, não vai disputar nenhum cargo político, e sim, coordenar a campanha. Porém, o evento para selar a pré-candidatura ainda não aconteceu.
Já o deputado federal Capitão Alberto Neto, confirmou pré-candidatura na última sexta-feira (22) pelo PL. O presidente do partido em Manaus oficializou seu nome como candidato de direita raiz, apadrinhado pelo ex-presidente Bolsonaro.
Ver esta publicação no Instagram
À imprensa, o deputado comentou sobre os ajustes para definir a pré-candidatura. Ele afirmou que esteve junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro, onde foi batido o martelo sobre o futuro político do PL em Manaus para as eleições.
A cada ano eleitoral, o número de políticos na disputa por um cargo executivo tem crescido, como nas últimas três eleições para prefeito em Manaus, em 2012, 2016 e 2020, onde nove candidatos se lançaram para disputar o voto do eleitorado manauara.
Ilustração: Marcus Reis