A Polícia Federal bateu na porta de mais um parlamentar da capital federal. O alvo da ‘Operação Vigilância Aproximada’ desta vez é o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), aliado de Bolsonaro e ex-comandante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele está sendo investigado por utilizar a ferramenta “FirstMile”, um dispositivo de monitoramento israelense, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os agentes da PF cumprem, desde as primeiras horas desta quinta-feira (25), 21 mandados de busca e apreensão em Brasília/DF (18), Juiz de Fora/MG (1), São João Del Rei/MG (1) e Rio de Janeiro/RJ (1). A residência de Ramagem, localizada na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro, foi outro endereço visitado pela PF. São endereços ligados a suspeitos de participar de um esquema ilegal de espionagem desde outubro do ano passado.
Em março de 2020, durante uma entrevista no programa Roda Viva da TV Cultura, o ex-ministro Gustavo Bebiano (vítima de infarto no mesmo ano) confirmou que Carluxo (Carlos Bolsonaro, vereador pelo PL-RJ) apresentou os nomes de um delegado federal e mais três agentes, sugerindo que atuassem na inteligência paralela.
Conforme a investigação, o dispositivo era usado para monitorar cidadãos comuns e autoridades sem a devida autorização, incluindo a localização de inimigos políticos do ex-capitão, servidores públicos, jornalistas e até mesmo juízes.
O deputado representante dos Cariocas na capital federal foi escolhido por Bolsonaro para disputar a Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais em outubro.
Leia também:
Dois dias depois de ter o mandato cassado pelo TRE-RR, mais uma polêmica envolvendo o nome do governador de Roraima Antônio Denarium (PP) voltou a ser notícia no estado. Nesta terça-feira (24), a Polícia Civil de Roraima (PC-RR) apreendeu 200 quilos de maconha em uma de suas fazendas.
A informação foi divulgada pela Rádio 93 FM. Segundo a apuração, durante uma operação, a PC prendeu um suspeito que não teve o nome e a idade divulgados e que supostamente estava na fazenda do governador.
Leia mais: Polícia Civil apreende 200 kg de drogas na fazenda do governador Denarium