O Centro de Convivência do Idoso no município de Barcelos, no Amazonas, virou alvo de denúncia nessa terça-feira, 25/4, na Câmara Municipal da cidade. De acordo com a denunciante, a vereadora Raycka Lacerda (PSC), o local que deveria estar prestando atendimentos aos idosos de Barcelos, ainda não retornou às suas atividades em 2023.
Nas redes sociais e por meio de vídeos, a vereadora denunciou haver um suposto descaso da atual gestão quanto ao atendimento de políticas públicas voltadas aos idosos, em Barcelos, que fica distante de Manaus a 401 km. A prefeitura é comandada atualmente pelo prefeito Edson de Paula Rodrigues Mendes (MDB).
“Compartilhei em plenário, hoje, o descaso com nossos idosos. Estamos finalizando o mês de abril e as atividades com os idosos ainda não retornaram, também solicito a contratação de profissional qualificado para a condução das atividades. Prefeito Edson Mendes, olhe por nossos idosos! Com o tempo essa prestação de serviço foi perdendo a qualidade até se transformar em descaso, mas estamos aqui firmes e erguendo a nossa voz, para clamar por política pública!”, declarou a parlamentar em suas redes sociais.
Em um vídeo feito pela parlamentar em frente ao Centro de Convivência do Idoso, é possível ver as condições em que o local se encontra.
Ainda conforme Raycka Lacerda, a Secretaria de Assistência Social de Barcelos foi acionada para averiguar o caso, mas não deu retorno, a mesma informou que enviou um requerimento pedindo uma manifestação por parte do Executivo Municipal, além de salientar que a falta de resposta pelo Poder Executivo ao Legislativo é recorrente.”Estou entrando no MP [Ministério Público do Amazonas] porque os ofícios, requerimentos e os documentos aqui como legislador, eles não respondem e isso fere a Lei Orgânica e à Constituição, porque é um dever deles, do Executivo, responder às solicitações do Legislativo”, disse Raycka.
O que diz a Prefeitura de Barcelos
A equipe de reportagem do Portal O Convergente solicitou informações da Prefeitura de Barcelos, bem como da Secretaria de Assistência Social, sobre as denúncias feitas pela vereadora e também sobre qual a previsão da volta das atividades para os idosos e se haverá uma reforma no Centro de Convivência do Idoso da cidade. No entanto, não houve retorno das informações até a publicação da matéria.
—
Por Edilânea Souza
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis
Revisão textual: Érica Moraes