26.3 C
Manaus
domingo, abril 6, 2025

Mais de 32,7 milhões de pessoas não votaram no primeiro turno das eleições

Além da abstenção de 20,95% de eleitores, dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontaram que 5,4 milhões de eleitores votaram em branco ou nulo no primeiro turno das Eleições Gerais, que ocorreu nesse domingo, 2/10. No Amazonas, mais de 530 mil pessoas não compareceram às urnas

Por

Uma abstenção de 20,95% de eleitores. O percentual, conforme os dados divulgados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é referente às mais de 32,7 milhões de pessoas que não foram votar nesse primeiro turno das Eleições Gerais, ocorrido no domingo, 2/10.

Só no Amazonas foram mais de 530 mil pessoas que deixaram de comparecer aos locais de votação em todo o Estado. O que representa pouco mais de 20% do eleitorado amazonense. Os dados equivalem à somatória dos votos feitos para os cargos de presidente da República, Governo do Estado, senadores, deputados federais e estaduais.

Além da abstenção, mais de 37,5 mil eleitores do Estado anularam seus votos para o cargo de presidente, o que representa 1,78% de eleitores. Outras 19,5 mil pessoas votaram em branco, o que equivale a 0,92% dos eleitores do Amazonas, que tiveram essa opção para o cargo em questão.

Confira:

Em relação ao cargo de governador, mais de 138 mil pessoas anularam seus votos e outras 58 mil votaram em branco na hora de computar o voto para a função.

Confira:

Votos nulos e brancos – Além da ausência de pouco mais de 32 milhões de pessoas, que não foram às urnas em todo o Brasil, o número de votos brancos e nulos também surpreendeu, ainda que, segundo o TSE, tenha sido inferior ao que foi registrado nas últimas eleições presidenciais em 2018.

De acordo com os dados do TSE, entre os eleitores que compareceram às urnas, 5,4 milhões votaram em branco ou nulo no primeiro turno. O que corresponde a 4,4% do total de votos em todo o país. Nas eleições de 2018, o índice foi 8,8%.

Só em termos de votos para o presidente da República foram 2,82% de votos nulos, o que corresponde a mais de 3,4 milhões de pessoas. Já os votos brancos foram feitos por mais de 1,9 milhões de pessoas, o que equivale a 1,59% de eleitores que deixaram de votar no candidato ao cargo em questão.

— —

Da Redação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -