Com o fim das convenções partidárias na última sexta-feira, 5/8, em todo o Brasil, foi possível saber quem está apoiando quem no Amazonas nas eleições deste ano, quem trocou de “opinião ou de lado”, rachas e até mesmo “traições políticas”. Fatos estes, “escancarados” principalmente na convenção do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que lançou o nome do senador Eduardo Braga ao cargo de Governo do Amazonas.
Não bastasse, os prefeitos de Parintins e Manacapuru, Bi Garcia e Beto D’Ângelo, respectivamente, que estavam no evento, o vice-prefeito do município de Rio Preto da Eva, Neto do Baixo Rio (MDB), também fez palanque para Braga, enquanto no dia anterior, na quinta-feira, 4/8, o prefeito do município, Anderson Sousa (União Brasil), fazia palanque para o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).
Nas redes sociais, Neto do Baixo Rio postou uma foto com sua esposa, a coordenadora de Cultura de Rio Preto da Eva, Valeria Maciel, ao lado de Eduardo Braga durante a convenção. Parece que o prefeito Anderson Sousa e seu vice, Neto do Baixo Rio, estão rachados, e apoiam candidatos diferentes, ou supostamente esse “racha” tenha uma estratégia: a de que o apoio para cada um dos dois candidatos, Wilson e Braga, seja favorável ao município no sentido de não desagradar a ambos e ainda conseguir recursos para Rio Preto da Eva.
Lados opostos – Além do prefeito de Parintins, Bi Garcia, que é da mesma sigla do governador ter ido para o palanque de Braga, estrategicamente ou não, sua esposa, Mayra Dias, esteve ao lado de Wilson Lima na última quinta-feira, 4/8, e vai concorrer como deputada estadual pelo Avante, que faz parte do arco de alianças de apoio ao atual governador à reeleição.
—
Da Redação
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis