O médico Israel Tuyuka (Psol), foi um dos sete candidatos ao Governo do Estado que participaram do debate, promovido na noite deste domingo, 7/8, pela TV Band Amazonas. Da etnia Tuyuka, Israel é o primeiro candidato ao Governo do Amazonas indígena.
A candidatura do indígena ao Governo do Amazonas foi confirmada, na quinta-feira, 4/8, durante convenção do PSol no Centro de Manaus. Professor e médico, Israel teve a candidatura oficializada em meio a um racha interno no diretório estadual da legenda. A executiva nacional do PSol, “invalidou” a candidatura do advogado Marcelo Amil e Luiz Marques como candidatos majoritários ao Governo do Amazonas. A questão está sob análise judicial.
No debate, Isarel Tuyuka destacou que os governos precisam reconhecer e politicas públicas para os povos indígenas. “Os governos precisam reconhecer que nós existimos. Precisam investir na qualidade da educação. Os governos precisam investir em escolas de qualidades, dar estrutura aos professores indígenas pra preparar os filhos deles para assumir e envolver as comunidades. Somente eles podem fazer isso. Os governos precisam entender. Somos iguais a todos eles, os nãos indígenas”, pontuou o candidato, destacando que também é preciso garantir emprego e renda para a nova geração de indígenas.
“Temos que preparar a nova geração que tá vindo para que eles possam ir para as comunidades e tomem novas iniciativas e atitudes para garantir não só o emprego deles, mas que com as atitudes, eles inovem o próprio crescimento das comunidades indígenas”, declarou.
—-
Da Redação
Foto: Fabrício Melo / Band Amazonas