29.3 C
Manaus
domingo, novembro 24, 2024

Após contato com ministro da Saúde Bolsonaro ficará em isolamento por 5 dias

Anvisa recomendou isolamento de 14 dias para todos os integrantes da comitiva que viajou para Assembleia Geral da ONU. Com teste positivo, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ficou nos EUA, isolado em hotel. Além de Bolsonaro outros integrantes da comitiva devem manter isolamento

Por

O secretário especial de Comunicação do Palácio do Planalto, André de Sousa Costa, informou nesta quarta-feira,22/9, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e integrantes da comitiva que tiveram contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, permanecerão em isolamento pelos próximos cinco dias e farão novos testes do tipo RT-PCR no próximo fim de semana para saber se contraíram Covid-19.

O anúncio foi feito no Palácio do Planalto depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que autoridades que tiveram contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga em Nova York se mantenham em isolamento por 14 dias.

Caso os resultados dos exames sejam negativos, Bolsonaro e membros da comitiva serão liberados do isolamento e acompanhados por médico até o 14º dia desde o último contato com Queiroga, cujo exame resultou positivo antes da viagem de retorno da delegação para o Brasil, após participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O ministro permaneceu nos Estados Unidos, em isolamento por 14 dias em um hotel (vídeo abaixo).

“No quinto dia após o último contato com a autoridade, serão submetidos a um novo teste de RT-PCR. Em sendo negativo esse teste, a pessoa encontra-se então liberdade do isolamento e será acompanhada por um médico, terá um acompanhamento até o 14º dia. Décimo quarto dia, permanecendo assintomática, está descartado o caso de Covid”, disse o secretário André Costa.

Os testes no presidente e na comitiva serão realizados entre sábado e domingo, já que o último contato com Queiroga foi na terça, informo o secretário.

Segundo Costa, Bolsonaro encontra-se no Palácio da Alvorada [residência oficial da Presidência], “assintomático, totalmente assintomático, e seguirá então essas orientações”.

Costa explicou que as medidas adotadas seguem o Guia de Vigilância Epidemiológica publicado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário, Bolsonaro e os integrantes da comitiva estão assintomáticos. A comitiva que permanecerá em isolamento tem “um pouco mais de 50 pessoas”, mas nem todas tiveram contato com Queiroga.

— —

Com informações Portal G1

Foto:  Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -