24.3 C
Manaus
sábado, janeiro 17, 2026

Moraes envia a Gilmar Mendes pedido de prisão domiciliar de Bolsonaro

Além da solicitação de prisão domiciliar, o advogado também requer que o Conselho Federal de Medicina (CFM) avalie se o local onde o ex-presidente cumpre pena atende adequadamente às suas necessidades de saúde

Por

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou para decisão do ministro Gilmar Mendes um pedido de prisão domiciliar em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Inicialmente, o caso havia sido distribuído à ministra Cármen Lúcia. Com o recesso do Judiciário, no entanto, Moraes — que exerce interinamente a presidência da Corte — passou a analisar as demandas urgentes.

Apesar disso, o ministro alegou impedimento para apreciar o pedido, por ser apontado como autoridade coatora no habeas corpus, que questiona decisões de sua própria autoria. Diante disso, encaminhou o caso para o decano do STF, Gilmar Mendes.

O pedido foi impetrado pelo advogado Paulo Emendabili Sousa Barros de Carvalhosa, que não integra a equipe de defesa de Bolsonaro.

Além da solicitação de prisão domiciliar, o advogado também requer que o Conselho Federal de Medicina (CFM) avalie se o local onde o ex-presidente cumpre pena atende adequadamente às suas necessidades de saúde.

Pedidos de domiciliar

A defesa de Bolsonaro já acionou o STF em outras ocasiões com pedidos para transferência ao regime domiciliar, todos negados por Moraes.

Nesta semana, os advogados apresentaram uma nova representação, citando a queda sofrida por Bolsonaro na noite do último dia 6 como justificativa para o pedido de prisão domiciliar humanitária.

Conforme apurou a CNN, a possibilidade de mudança no regime de cumprimento da pena também foi tema de conversa entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o ministro Gilmar Mendes.

Bolsonaro está preso no Complexo da Papuda, em Brasília, condenado por tentativa de golpe de Estado.

*Com informações CNN

Leia mais: Moraes diz que Bolsonaro terá melhores condições em ala especial da Papuda

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -