30.3 C
Manaus
terça-feira, novembro 18, 2025

Suspensão de ação penal beneficia governador do Acre às vésperas de julgamento

Processo contra Gladson Cameli é interrompido pelo STF um dia antes de julgamento

Por

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão por 15 dias da ação penal no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que investiga o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), por supostos casos de corrupção.

O julgamento no STJ estava previsto para começar nesta quarta-feira (19). Cameli responde no processo por suspeitas de fraudes em licitação, desvio de recursos públicos e formação de organização criminosa.

A defesa do governador recorreu ao STF, e o processo corre em sigilo sob relatoria de Gilmar Mendes. Na decisão, o ministro argumenta que a suspensão é necessária para que sejam anexados aos autos relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Os documentos fazem parte do Sistema Eletrônico de Intercâmbio do Coaf (SEI-C), utilizado para o compartilhamento de informações entre o órgão e autoridades responsáveis por investigações criminais.

Segundo a defesa, apesar de terem solicitado esses relatórios, eles não foram fornecidos, o que compromete o direito de defesa e viola entendimento do STF sobre a forma correta de compartilhamento de dados do Coaf com órgãos de persecução penal.

O ministro Gilmar Mendes ressaltou que, conforme a jurisprudência firmada no Recurso Extraordinário 1.055.941 (tema 990 da repercussão geral), o envio de relatórios de inteligência financeira deve ocorrer por canais formais, como o SEI-C. Isso garante a legalidade e a transparência na requisição e utilização das informações.

Mendes destacou ainda que a ausência desses documentos impede a defesa de verificar a origem, os destinatários e os objetivos dos relatórios, prejudicando o contraditório e a ampla defesa. O ministro reforçou que o acesso aos formulários deve ser garantido antes do julgamento, assegurando o direito do acusado de acompanhar integralmente o processo.

*Com informações da CNN

Leia mais: STJ fixa data para ação penal de Cameli às vésperas do recesso do Judiciário

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -