33.3 C
Manaus
terça-feira, agosto 26, 2025

‘Precisamos criar oportunidades’; Roberto Cidade relata desafios e diz que Manaus precisa de mais apoio a crianças autistas

Deputado relatou as dificuldades enfrentadas por pais e mães e defendeu a criação de oportunidades reais para essas crianças

Por

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), destacou nesta terça-feira, 26, a necessidade de ampliar o apoio e as políticas públicas voltadas às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Manaus e no interior do Estado. Em discurso, ele relatou as dificuldades enfrentadas por pais e mães e defendeu a criação de oportunidades reais para essas crianças.

“É um desafio diário para nós, para qualquer família. […] como pai atípico, sei da dificuldade que é. E nós temos que buscar união para que possamos minimizar o sofrimento desses pais e dessas mães. Manaus hoje precisa ter uma cidade autista”, afirmou Cidade.

Leia também: Roberto Cidade propõe criação de Escola de Aquaviários para formar profissionais da navegação no Amazonas

O parlamentar citou experiências pessoais para ilustrar os desafios: já precisou transferir o filho de uma escola para outra em busca de melhor atendimento e lembrou que, mesmo em instituições particulares, ainda há lacunas no suporte às crianças autistas. Ele também relatou a dificuldade de lidar com situações de saúde do filho, como crises de febre, e a importância de atendimento especializado próximo de casa.

Cidade também mencionou o desabafo recente do goleiro Cássio, do Cruzeiro, que não conseguiu matricular a filha autista em escolas particulares de Belo Horizonte. “Se até uma pessoa com alto poder aquisitivo enfrenta essas dificuldades, imaginem as famílias comuns, que dependem da rede pública”, disse.

Cidade Autista

O deputado enfatizou que Manaus precisa avançar na implantação de projetos como a chamada “Cidade Autista”, ainda em fase de planejamento, e destacou que o governo do Amazonas já criou três centros de atendimento especializados. Ele também lembrou iniciativas no interior, como o centro de Parintins, que vem ajudando a identificar e oferecer suporte a crianças com TEA.

“Estamos fazendo a nossa parte como legislativo, apresentando propostas e emendas, mas é preciso união e diálogo para que o sofrimento das famílias seja minimizado. Precisamos criar oportunidades para que essas crianças”, concluiu Roberto Cidade.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -