O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve retomar, na noite desta terça-feira (26), o julgamento do recurso que busca reverter a cassação do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e do vice, Edilson Damião (Republicanos). Ambos foram condenados por abuso de poder político e econômico.
O processo de cassação é o primeiro item da pauta no TSE e está previsto para ser apreciado às 18h (horário de Brasília), no plenário da Corte. A análise retorna após mais de um ano de paralisação no tribunal.
Denarium já foi cassado quatro vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). O julgamento em questão diz respeito à terceira condenação, proferida em janeiro de 2024.
O governador é acusado de utilizar a máquina pública para realizar práticas vedadas a agentes políticos durante o pleito de 2022, quando conquistou a reeleição. Entre as irregularidades apontadas está o uso eleitoral de programas sociais como “Cesta da Família” e “Morar Melhor”.
Após a decisão do TRE-RR, a defesa de Denarium recorreu ao TSE. O caso chegou a ser analisado em agosto de 2024, mas o julgamento foi interrompido e será concluído nesta terça-feira.
*Com informações do G1
Leia mais: Contrato de merenda escolar de R$ 11 milhões no governo Denarium é alvo de investigação da PF