32.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 21, 2025

Borba e Uarini são contempladas com mais de 3,4 mil luminárias de LED por meio do programa Ilumina+ Amazonas

A iniciativa do Governo do Estado já contempla 51 cidades com a modernização da iluminação pública por meio de tecnologias mais sustentáveiA iniciativa do Governo do Estado já contempla 51 cidades com a modernização da iluminação pública por meio de tecnologias mais sustentáveis

Por

O governador do Amazonas, Wilson Lima, vistoriou nesta terça-feira (20) o envio de mais de 3,4 mil luminárias em LED destinadas aos municípios de Borba e Uarini, como parte do programa Ilumina+ Amazonas. A iniciativa do Governo do Estado já contempla 51 cidades com a modernização da iluminação pública por meio de tecnologias mais sustentáveis e eficientes.

A ação marca mais uma etapa do programa, que busca substituir lâmpadas antigas, como as de vapor de sódio e mercúrio, por sistemas de LED — mais econômicos, duráveis e com menor impacto ambiental. O transporte do material será realizado por balsas, e a instalação ficará sob responsabilidade da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Durante a vistoria ao galpão de armazenamento, em Manaus, o governador destacou os benefícios do novo sistema. “Estamos levando modernidade para o interior, com iluminação de qualidade. Essa tecnologia ilumina até dez vezes mais do que a anterior e ainda proporciona economia. Isso garante mais tranquilidade para a população e segurança para o comércio”, afirmou Wilson Lima.

Borba, localizada a 151 km da capital, receberá 2.383 luminárias, com início das instalações previsto para sexta-feira (23), com término até o dia 6 de junho, durante os festejos de Santo Antônio. Já Uarini, a 565 km de Manaus, contará com 1.075 novos pontos de luz, com obras programadas entre os dias 26 de maio e 10 de junho, período das celebrações do Divino. O investimento total nas duas cidades é de aproximadamente R$ 9,6 milhões.

Segundo o secretário da Sedurb, Marcellus Campelo, a nova iluminação tem impacto direto na qualidade de vida da população. “A população passa a usufruir mais dos espaços urbanos, com mais segurança e bem-estar. A iluminação se soma às demais ações de infraestrutura e revitalização promovidas pelo governo”, destacou.

Desde seu lançamento, o Ilumina+ Amazonas já instalou cerca de 91 mil pontos de LED em 49 municípios e 244 comunidades rurais e indígenas. A meta do governo estadual é alcançar os 61 municípios do interior até 2026, tornando o Amazonas o primeiro estado brasileiro com iluminação pública 100% em LED.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -