O último dia de trabalho no plenário na semana da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi marcado por discursos sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2). Os vereadores também fizeram menções sobre a final do Campeonato Amazonense 2025, como também realizaram votações de projetos de leis, moções e requerimentos.
A sessão foi iniciada por volta das 9h30 da manhã. Logo no início, o vereador Eduardo Alfaia (Avante) solicitou questão de ordem para parabenizar a vitória do Amazonas FC. Logo após, os vereadores votaram para inverter a pauta e deram início a Ordem do Dia. Geralmente, a Ordem do Dia ocorre nos fins das sessões plenárias, após o pequeno ou grande expediente, que conta com o discurso dos vereadores na tribuna.
Para inverter a pauta, os vereadores precisam entrar em votação e, caso haja maioria, a pauta é invertida. Na sessão desta quarta-feira, somente o vereador Rodrigo Guedes (PP) foi contra a inversão de pauta. Sendo assim, as primeiras horas da sessão plenária foram dedicadas a votações de projetos de leis, moções e requerimentos.
Durante a votação, houve um debate sobre os serviços ofertados pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Manaus (Ageman) e pela concessionária Águas de Manaus, após a apresentação de um requerimento que solicitava a apresentação de um plano de gestão do termo de agenciamento originado pela CPI da Águas de Manaus da CMM.
Os vereadores também receberam a visita do ex-vereador e atual secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Fransuá, que prestou informações sobre as ações da pasta. O secretário municipal também recebeu uma ‘homenagem’ do vereador Dione Carvalho (Agir), durante o pequeno expediente.
O vereador Aldenor Lima (UB) subiu na tribuna para comentar sobre a vitória do time Amazonas FC no Campeonato Amazonense 2025. O vereador também levou o troféu da equipe para o plenário da Casa, e afirmou que a conquista é significativa para iniciar o ano com o objetivo de conseguir o acesso à elite do futebol brasileiro.
Também na tribuna, o vereador João Paulo Janjão (Agir) parabenizou a conquista do Amazonas FC, além de parabenizar a Confederação Amazonense e o deputado estadual Rozenha (PMB) – presidente da confederação – pela realização do campeonato, e também saudou o secretário municipal Saullo Vianna, presidente do Nacional FC, vice-campeão do Campeonato Amazonense 2025. O vereador também falou sobre o Dia Mundial do Autismo e destacou que o poder público deve lutar sobre a causa para poder avançar e buscar melhores condições para crianças, jovens e adultos autistas.
O vereador Saimon Bessa (UB) questionou as ações da concessionária Águas de Manaus sobre as escavações realizadas para manutenção e que posteriormente não são finalizadas, além da falta de água em bairros. O parlamentar pediu celeridade no assunto.
O vereador Sérgio Baré (PRD) usou a tribuna para comentar sobre uma visita ao Residencial Parque das Tribos, onde serão entregues 576 apartamentos para pessoas de baixa renda em Manaus.
Na tribuna, o vereador Paulo Tyrone (PMB) também abordou sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, dando destaque para as mães atípicas e também fez uma homenagem à um servidor da CMM que possui o espectro autista.
O vereador Zé Ricardo (PT) destacou a ampliação da cobertura de combate às queimadas e informou que ingressou um requerimento para que seja realizada uma audiência pública em alusão ao Dia dos Povos Indígenas na CMM, para fazer um debate sobre a situação dos povos indígenas em Manaus.
O vereador Professor Samuel (PSD) também se posicionou a favor da luta para pessoas com espectro autista, além de ter apresentado leis que foram aprovadas pela CMM que contemplam essa área.
Na tribuna, o vereador Marcos Castilhos (UB) pontuou que ainda é necessário um maior avanço na conscientização da luta por pessoas autistas, relacionando casos recentes de agressões registrados.
Também abordando a pauta sobre o Dia do Autismo, o vereador Allan Campelo (Podemos) destacou que, como psicólogo de profissão, não teria como deixar essa pauta de fora do mandato. O parlamentar fez a leitura de projetos de lei de autoria própria que já foram aprovados e que contemplam pessoas com autismo e PCDs.
O vereador Eurico Tavares (PSD) também destacou a luta pela causa, falta de incentivo de políticas públicas e auxílio para famílias com pessoas do espectro autista. O parlamentar também comentou que é necessário ações concretas do poder público para o avanço da conscientização.
Outro vereador que abordou sobre a pauta do autismo foi o vereador Pai Amado (Avante), que destacou que acompanha a luta de perto e apontou que existe uma falta de políticas voltadas para a causa. O parlamentar também comentou que houve um reforço de profissionais na Ageman para fiscalizar as ações da Águas de Manaus.
Na tribuna, o vereador Rodrigo Guedes (PP) iniciou o discurso também falando sobre os serviços da Ageman e da Águas de Manaus, comentando sobre os pontos que foram acordados na CPI da CMM. No fim do discurso, ele falou sobre a luta pela causa autista, e comentou sobre a inclusão de mediadores escolares nas escolas municipais que, de acordo com ele, ainda é reduzida.
Sendo o último a discursar na tribuna, o vereador Kennedy Marques (MDB) parabenizou o discurso dos parlamentares sobre o autismo. Na tribuna, ele comentou sobre a necessidade de criação de políticas públicas voltadas para promoção de castração e respeito aos animais de rua, bem como também pontuou que o mês de abril é o mês de combate à crueldade animal.