Em meio a denúncias de adiamento de aulas devido a obras ocasionadas por problemas de infraestrutura, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi reestruturada. Luiz Gonzaga foi exonerado do cargo de secretário municipal de Educação. A informação foi confirmada em publicação no Diário Oficial do Município, edição do dia 31 de março.
Para assumir a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o prefeito David Almeia nomeou Junior Mar, que antes era subsecretário de gestão educacional da Semed. A nomeação também foi publicada nessa segunda-feira (31).
Sendo assim, o cargo – antes ocupado por Junior Mar -, será ocupado por Arone Nascimento Bentes, já nomeado subsecretário de gestão educacional também na segunda-feira. Anteriormente, ele era gerente de projetos da Semed.
Com isso, a mudança na Semed mudou o cenário de uma das duas subsecretarias gerenciadas pela Semed. Junior Mar assume a titularidade da secretaria, Arone Mar fica na subsecretaria de gestão educacional e Radyr Jr permanece na subsecretaria de infraestrutura e logística.
Denúncias
A mudança na Semed ocorre após recentes denúncias de adiamento de aulas devido a problemas de infraestrutura. Conforme noticiou O Convergente, Radyr Jr gerencia a infraestrutura e logística da pasta. Uma das funções do segmento da Semed é de assegurar a qualidade estrutural e promovendo inovação nas escolas da rede municipal.
Apesar disso, conforme mostrou O Convergente, pais dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Escritor Anísio Teixeira, no bairro Jardim Mauá, zona Leste de Manaus, relataram à reportagem do ‘Bom Dia Amazônia’, da Rede Amazônica, o prédio da escola estaria em obras e, por essa razão, os alunos não poderiam retornar às salas de aula.
“Nossas crianças estão há quase 2 meses sem aula. O ano letivo ainda não começou, era para começar hoje e ainda nada, pelo visto não vai começar esse mês. A previsão era do dia 10, no máximo até dia 14, depois dia 24 e até agora nada”, disse a avó de um dos alunos à reportagem do ‘Bom Dia Amazônia’
Em retorno ao O Convergente, na época, o subsecretário de infraestrutura da Semed. À reportagem, o subsecretário afirmou que as aulas na escola não retornaram por questões administrativas, ‘’é uma escola alocada, mas já está avançando bem’’.
Ainda de acordo com ele, as obras estariam sendo finalizadas e que as aulas retornariam no final do mês de março.
Conforme relatou uma mãe de aluno do 4º ano ao O Convergente – no dia 28.03.2025 -, as aulas retornariam nesta segunda-feira (31) e os alunos estudariam em horário integral, além do sábado.
O Convergente entrou em contato com o novo secretário Junior Mar e com o subsecretário Arone Nascimento para questionar a comunicação entre eles e o subsecretário Raydr Jr, com relação aos casos de infraestrutura que ocasionam faltas de aulas nas escolas municipais.
Em retorno à equipe de reportagem, o subsecretário Arone Nascimento confirmou que as aulas na Escola Anísio Teixeira iniciaram retornaram nesta segunda-feira (31), atendendo cerca de 800 alunos. O subsecretário ainda enfatizou que a relação com a equipe da Semed busca solucionar os problemas.
“As aulas na Escola Anísio Teixeira iniciaram dia 31/03/2025. Cerca de 800 alunos recebem educação básica na referida escola. Nossa relação com a equipe é sempre a melhor. Estamos totalmente integrados para efetivamente solucionarmos os problemas. Obrigado pelo contato”, disse.
O secretário Junior Mar ainda não retornou o contato feito pela equipe do O Convergente. O espaço segue aberto para posicionamento.