A professora e pesquisadora Tanara Lauschner, candidata à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pela chapa “Mudança” (número 57), intensificou sua campanha com visitas aos municípios do interior do estado. Ao lado do candidato a vice-reitor, Geone Maia Corrêa, ela percorreu todos os seis municípios onde a Ufam possui campus, reforçando propostas para uma gestão mais humanizada.
Nos últimos dez dias, a chapa visitou cerca de 250 salas de aula. Com a proximidade das eleições, que ocorrem no próximo 7 de abril deste ano, a candidata e seu vice têm buscado manter o diálogo com estudantes, professores e técnicos.
“Quem cuida da Ufam também precisa ser cuidado. Vamos transformar a universidade em um ambiente mais humano e saudável, com uma gestão comprometida com a saúde e a qualidade de vida dos servidores. Para isso, garantiremos exames periódicos, ampliação do suporte psicológico e ações efetivas para a prevenção e combate ao assédio”, destacou Tanara, sobre propor ambiente mais acolhedor aos servidores da instituição.
A Ufam tem campi em Manaus, Parintins, Itacoatiara, Humaitá e Benjamin Constant. Tanara Lauschner e Geone Maia já visitaram todas as seis cidades em campanha para reitoria da universidade.
Veja também: Eleições da Ufam: Tanara Lauschner defende ampliação da assistência estudantil em campanha para reitora
Na última quinta-feira, 27, a chapa chegou ao município de Parintins e nesta segunda-feira, 31, já cumpre agenda na cidade de Coari antes de retornar para a capital Manaus e se preparar para a reta final da campanha à reitoria da Ufam.
Durante a campanha, a candidata tem enfatizado a necessidade de fortalecer a assistência estudantil. “Precisamos ampliar as políticas de assistência universitária para garantir que nossos alunos consigam permanecer na universidade”, afirmou Tanara em entrevista ao portal O Convergente na última semana.
Perfil
Doutora em Informática, Tanara Lauschner é professora da Ufam e pesquisadora da área de computação e atua no movimento de Mulheres na Computação, sendo co-fundadora do projeto Cunhantã Digital e consultora do Programa Meninas Digitais, atuando ainda como sub-secretária de ciência e tecnologia para Amazônia do Instituto Maximize Ciência, Tecnologia e Inovação (IMCTI).
Em dezembro de 2024, a pesquisadora participou do Debate Político, do portal O Convergente, onde explicou sobre os desafios de logística para fazer pesquisas na Amazônia. Com amplo currículo no segmento, a professora é uma das candidatas nas eleições 2025 da Ufam para reitoria.
Já Geane Maia também é professor da Ufam, doutor em Química e pesquisar na área de produtos naturais da Amazônia. Foi coordenador de cursos de graduação da Ufam e de projetos de pesquisa pelo CNPQ e Fapeam.
Eleições
As eleições para reitor e vice-reitor da Ufam acontecem no dia 7 de abril, em formato on-line. Caso nenhuma chapa obtenha mais de 50% dos votos, um segundo turno será realizado no dia 14 de abril. A votação ocorrerá das 8h às 20h (horário de Manaus).
Cinco chapas concorrem ao pleito:
– Chapa 04 – “A UFAM DO FUTURO COMEÇA HOJE”
– Candidata a reitora: Adriana Malheiro Alle Marie
– Candidato a vice-reitor: Plínio José Cavalcante Monteiro
– Chapa 23 – “Somos Mais Ufam”
– Candidato a reitor: Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues
– Candidato a vice-reitor: Carlos Victor Lamarão Pereira
– Chapa 25 – “Por uma UFAM que Humaniza, Inclui e Transforma”
– Candidato a reitor: Marco Antônio de Freitas Mendonça
– Candidato a vice-reitor: Armando Araújo de Souza Júnior
– Chapa 35 – “UFAM KARUANA”
– Candidata a reitora: Therezinha de Jesus Pinto Fraxe
– Candidato a vice-reitor: Sérgio Augusto Freire de Souza
– Chapa 57 – “MUDANÇA!”
– Candidata a reitora: Tanara Lauschner
– Candidato a vice-reitor: Geone Maia Corrêa
A eleição definirá a gestão da universidade para o quadriênio 2025-2029.
Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Gabriel Torres
Revisão Jurídica: Letícia Barbosa