O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou nesta segunda-feira, 10 que seu país tem buscado a paz “desde o primeiro segundo da guerra” e enfatizou que a única razão para a continuidade do conflito é a ação da Rússia.
O comentário foi feito em suas redes sociais, um dia antes de sua viagem à Arábia Saudita, onde ele participará, na terça-feira (11/3), de uma reunião entre delegações da Ucrânia e dos Estados Unidos.
“A Ucrânia vem buscando a paz desde o primeiro segundo da guerra, e sempre dissemos que a única razão pela qual ela continua é a Rússia. Sou grato a cada unidade e cada brigada defendendo as posições da Ucrânia, garantindo a destruição dos ocupantes e fazendo todos os esforços para fornecer ao nosso país a força necessária para trazer a paz para mais perto”, declarou o presidente na rede social X.
Zelensky se encontrará com representantes dos Estados Unidos nesta terça-feira, o que marcará o primeiro encontro após desentendimentos com Donald Trump e o vice-presidente americano, J.D. Vance.
As negociações têm como objetivo “estabelecer as bases para um acordo de paz e um cessar-fogo inicial” entre a Ucrânia e a Rússia, de acordo com Steve Witkoff, enviado dos EUA, que estará presente nas conversações.
Com informações do Metrópoles