Durante participação em um programa de uma emissora local, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) fez revelações de bastidores e afirmou que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), pode estar se preparando para uma possível candidatura ao governo do Amazonas em 2026. Segundo Alberto Neto, Almeida teria realizado uma pesquisa interna sobre a intenção de votos e, em conversa privada com vereadores do Partido Liberal, teria comentado sobre os resultados do levantamento, destacando sua popularidade frente ao senador Omar Aziz (PSD).
“O David Almeida fez uma pesquisa interna e, curiosamente, não divulgou os resultados. Mas chamou os meus vereadores e disse: ‘Olha, não sou candidato não, mas aparece muito melhor que o senador Omar Aziz. O povo me quer'”, relatou Alberto Neto, no programa Rede Onda Digital, dando a entender que Almeida tem intenções de romper com o senador Aziz e seguir com sua própria candidatura.
A reportagem entrou em contato com o deputado federal para obter mais detalhes da pesquisa, mas não obteve retorno. Apesar de não haver uma divulgação pública do levantamento, a informação teria sido compartilhada com alguns aliados, o que reforçaria as especulações sobre as intenções políticas do prefeito.
O deputado também comentou sobre a indicação de Tadeu de Souza como vice-governador do Amazonas e disse que a escolha seria uma estratégia de David Almeida para manter “influência política” caso ele deixe a prefeitura.
“Ele colocou o vice do Wilson, ele colocou o vice dele, que não tinha expressão política, nunca participou de eleição. [Também] colocou alguém para ser obediente a ele, para caso ele saia da prefeitura, ele continuaria com o poder. Se o Wilson sair para o Senado, ele terá a máquina do Estado e da prefeitura a seu favor”, afirmou o deputado.
“Ele [David Almeida] trabalhou para chegar esse momento para ser candidato ao governo do Estado. E o senador Omar Aziz já está vendo isso. Só não vê quem não quer. Até cego consegue enxergar que ele é candidatíssimo em 2026, que ele vai romper com o senador Omar Aziz e vai disputar a eleição para o governo do Estado”, finalizou.
Sem retorno
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Manaus para obter posicionamento sobre a suposta pesquisa feita por David Almeida, mas também não obteve retorno. O espaço segue aberto para devidos esclarecimentos.
Confira a declaração do deputado:
Ver essa foto no Instagram