Com o início da 19ª legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o prefeito David Almeida (Avante) deve atuar com uma base consolidada de pelo menos 19 vereadores na Casa. O gestor e os 41 representantes do parlamento municipal foram empossados nessa quarta-feira, 1º, em cerimônia no Teatro Amazonas.
Entre os principais aliados ao chefe do Executivo local estão membros do Avante, partido do prefeito, como David Reis, eleito novo presidente da Câmara, Eduardo Alfaia, Rodinei Ramos, Dr. Eduardo Assis, Joelson Silva, Carlos Alberto (Pai Amado) e Gilmar Nascimento.
Veja também: Saiba quem são os aliados e opositores de David Reis na Câmara Municipal de Manaus
Também fazem parte da base do prefeito vereadores de outros partidos, como Eurico Tavares e Jander Lobato (PSD), Mitoso, Raulzinho e Kennedy Marques (MDB), e Jaildo Oliveira (PV).
Além disso, o Avante conta com aliados de siglas menores, como Elan Alencar (DC) e representantes do Agir, incluindo João Paulo Janjão, Dione Carvalho e Rosinaldo Bual. A base ainda é reforçada por Roberto Sabino (Republicanos) e Professor Samuel (PSD).
Veja quais os vereadores apoiam David Almeida:
1. David Reis (Avante)
2. Eduardo Alfaia (Avante)
3. Rodinei Ramos (Avante),
4. Pai Amado (Avante).
5. Joelson Silva (Avante),
6. Gilmar Nascimento (Avante),
7. Joelson Silva (Avante),
8. Eurico Tavares (PSD),
9. Jander Lobato (PSD),
10. Professor Samuel (PSD),
11. Kennedy Marques (MDB),
12. Luis Mitoso (MDB),
13. Raulzinho (MDB),
14. Dione Carvalho (Agir),
15. Rosinaldo Bual (Agir),
16. João Paulo Janjão (Agir)
17. Elan Alencar (DC),
18. Roberto Sabino (Republicanos) e
19. Jaildo Oliveira (PV)
União Brasil: Da Oposição à Base Aliada
Uma das surpresas e mudanças mais significativas nesta legislatura ocorreu com o União Brasil (UB), que até recentemente liderava a oposição sob a presidência da CMM com agora ex-vereador Caio André, cujo parlamentar perdeu as Eleições 2024.
Nessa quarta-feira, 1º, três vereadores do UB “migraram” de lado ao ingressarem na base aliada do prefeito na Câmara de Manaus. A reviravolta política foi observada nas eleições internas da CMM e na escolha de secretários. Os políticos ganharam posições estratégicas na nova Mesa Diretora, liderada pelo presidente David Reis.
Vale lembrar que o partido fez oposição a David Almeida nas Eleições 2024 e foi crucial para Caio André comandar a CMM no biênio anterior. Os três vereadores do UB que assumiram cargos de destaque na CMM são eles: Everton Assis como 1º secretário, Aldenor Lima como 2º secretário e Professora Jacqueline como 3ª secretária.
Apesar da postura, não há confirmação de como os parlamentares vão atuar nesta legislatura, como, por exemplo, se de fato devem andar de forma conjunta com o prefeito de Manaus, mesmo estando ao lado de um aliado de David Almeida na Câmara Municipal.
O Convergente entrou em contato com todos os vereadores citados, por meio das assessorias ou redes sociais, para buscar um posicionamento. Até a publicação, sem retorno.
A reportagem reforça que o espaço está aberto para devidos posicionamentos e esclarecimentos quanto aos fatos.
Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Marcus Reis
Revisão jurídica: Letícia Barbosa