Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na sessão extraordinária nesta quinta-feira (12), os vereadores de Manaus repudiaram as falas do senador Sérgio Moro (UB) contra a Zona Franca de Manaus, que ocorreram durante a apresentação do texto final da regulamentação da reforma tributária, nessa quarta-feira (11).
Na ocasião, Moro apresentou emenda afirmando que os incentivos fiscais da ZFM criariam desigualdades para outros estados. Para justificar a emenda, Moro apresentou números, alegando que a aprovação do texto seria maléfico para a economia dos outros estados. A emenda foi rejeitada por 19 votos a 4.
Ver essa foto no Instagram
“Essa estratégia é para os incentivos da Zona Franca, mas não concordamos em aumentar a competitividade, pois as empresas serão transferidas. Quem não puder competir fechará as portas”, afirmou Moro.
Com as falas de Moro, os vereadores da Câmara de Manaus se posicionaram. O assunto iniciou com o discurso do vereador Sassá (PT), que afirmou que estaria recolhendo assinaturas para uma nota de repúdio contra o senador.
“A Zona Franca de Manaus é atacada todo dia e parece que só quem ataca a Zona Franca são pessoas de direita. O Sérgio Moro entrou com uma ação lá em São Paulo para atacar a Zona Franca e tem gente em Manaus que ainda ama esse homem […]. Pode ser de esquerda ou de direita, errou, tem que ser contra! Queria a ajuda de vocês para fazermos uma nota de repúdio para mostrar para ele que o Amazonas não aceita!”, disparou.
Na tribuna, o vereador Mitoso (DC) apontou que os ataques contra a Zona Franca não são atuais. O parlamentar ainda destacou que é necessário que as autoridades amazonenses se atentem para quando o texto passar pela Câmara Federal, uma vez que o Amazonas possui um número menor de representantes.
“Os interesses divergem e contra a Zona Franca não é notícia nova. […] Na Câmara Federal é onde temos que estar atentos para não perder a competitividade da Zona Franca de Manaus. […] Ameaças constantes, como todas nós sabemos, mas a relatoria feita pelo senador Eduardo Braga foi quem deu a garantia para que nosso Polo Industrial possa continuar”, disse.
Já o vereador Wallace Oliveira (DC) também concordou em repudiar as falas do senador Sérgio Moro e pontou que é preciso que os políticos amazonenses apontem para os ‘inimigos declarados do Amazonas’.
“É importante que a gente fale sobre esses inimigos declarados do Amazonas, o ataque é constante. Assim como assino a moção de parabenização aos senadores, assino também a nota de repúdio contra o senador Moro, porque faltou com a verdade! […] Eles se juntam para buscar prejuízos à nós, eles não nos toleram!”, pontuou.
Leia mais: Vídeo: Bate-boca entre Omar Aziz e Sergio Moro sobre ZFM marca sessão na CCJ: “Lobista!”