25.3 C
Manaus
quarta-feira, dezembro 11, 2024

MPF cobra reforço da fiscalização do Ibama contra garimpo ilegal no Amazonas

Ministério Público Federal exige que o Ibama mantenha agentes suficientes para garantir operações de combate ao garimpo ilegal no estado

Por

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ibama no Amazonas que mantenha um número adequado de agentes ambientais para atender às demandas de fiscalização e repressão ao garimpo e à mineração ilegais no estado. A medida busca garantir a continuidade das operações, essenciais para a proteção do meio ambiente e o combate ao crime organizado.

A recomendação, emitida pelo procurador da República André Luiz Porreca Ferreira Cunha, foi motivada por um inquérito civil que apontou prejuízos às operações de repressão durante greves de servidores. Segundo o MPF, essas paralisações impactaram negativamente a proteção de terras indígenas e áreas protegidas, além de gerar riscos ao patrimônio público.

O órgão também reforçou a necessidade de um plano estratégico que assegure a atuação ininterrupta do Ibama em parceria com a Polícia Federal e outros órgãos. Mesmo em caso de novas greves, o instituto deve manter um contingente mínimo de agentes para garantir a fiscalização e registrar autos de infração.

A recomendação tem caráter preventivo e destaca um episódio ocorrido em fevereiro de 2024, quando uma operação da Polícia Federal foi prejudicada pela ausência de agentes do Ibama, que estavam em greve. Segundo o MPF, a situação resultou em desperdício de recursos como diárias, aeronaves e explosivos, comprometendo a efetividade da ação.

“Em fevereiro de 2024, a Polícia Federal programou uma operação onde foram gastos recursos com aeronaves, explosivos e diárias de policiais vindo de Brasília tanto para operar helicóptero quanto auxiliar os recém-formados explosivistas do Amazonas. No entanto, o Ibama, às vésperas da operação, informou que não poderia compor equipe pelo fato de estarem em greve”, esclareceu o MPF.

O órgão ministerial deu o prazo de 30 dias para que o Ibama informe se atenderá a recomendação. “O Ministério Público Federal acompanhará as medidas adotadas em razão deste documento, e todas as atividades que forem realizadas com base nesta Recomendação, deverão ser informadas nos autos nº 1.32.000.001116/2023-00, para que se proceda com todas as providências cabíveis”, diz trecho da recomendação.

Ainda segundo o MPF, a omissão quanto às recomendações poderá implicar na adoção de medidas administrativas ou judiciais para assegurar o cumprimento da demanda.

Relembre

Em janeiro deste ano, os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciaram uma greve em todo o país em busca de melhores condições de trabalho e reivindicando a valorização da categoria. A paralisação teve início no dia 02/01, e começou em meio à falta de posicionamento do governo federal sobre as reivindicações da classe.

Veja também: Servidores do IBAMA suspendem fiscalizações e iniciam greve em todo o país

Os servidores do IBAMA exigiram melhorias nas condições de trabalho, incluindo segurança, equipamentos adequados e estrutura física para desempenhar suas funções de forma eficiente, além de valorização salarial, entre outros benefícios.

A greve só foi encerrada em agosto de 2024, após o governo federal e os servidores do Ibama assinarem um acordo, que prevê um reajuste salarial de 23% até 2026, com a primeira parte a ser concedida em janeiro de 2025.

Ibama

O Converge entrou em contato com a Superintendência do Ibama no Amazonas, sob a responsabilidade do superintendente Joel Bentes, e solicitou um posicionamento da instituição. A reportagem questionou se o Instituto foi notificado e se pretende atender à recomendação. Até a publicação, sem retorno.

 

Inquérito Civil nº 1.32.000.001116/2023-00

Confira a Íntegra do Despacho e da Recomendação

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -