26.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Deputados federais de Roraima voltam a cobrar TSE por julgamento contra Denarium

Na última semana, a maioria da bancada de Roraima pediu a retomada do processo que define o futuro político de Antônio Denarium

Por

Em entrevista concedida no último domingo (17), os deputados federais de Roraima, Albuquerque (Republicanos) e Nicoletti (União Brasil), comentaram que continuarão cobrando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para colocar em pauta o processo que julga a cassação do governador Antônio Denarium.

Na última semana, cinco dos oito deputados federais de Roraima pressionam o TSE) para retomar o julgamento. O processo está suspenso no TSE desde agosto e a expectativa é que o julgamento ocorra ainda em 2024. No entanto, até o momento, o TSE não estipulou uma nova data para a retomar o processo contra Denarium

De acordo com o deputado Albuquerque, a maioria da bancada federal de Roraima quer que o TSE solucione o problema e que o julgamento entre em pauta.

“O sentimento da maioria dos deputados, cinco de oito, é de pedir que o Tribunal Superior Eleitoral resolva essa problemática e que nossa ministra Carmen Lúcia coloque em pauta. O que nós queremos é que esse processo entre em pauta e que o governador saia desse problema. O governador precisa governar. E para governar, tem que dormir quieto. São três processos de cassação e mais um aqui no Estado tramitando.”, disse Albuquerque.

Já o deputado Nicoletti comentou que os parlamentares se reuniram com a ministra Carmen Lúcia para apresentar a denúncia contra Denarium, além de outras irregularidades que poderiam ocorrer novamente nas eleições municipais de 2024.

“Nós avisamos que haveria abuso de poder econômico também nessa eleição de 2024. […] É importante hoje que a gente possa dar tranquilidade e segurança jurídica para o nosso Estado. […] Precisamos de uma definição e os cinco deputados não estão ali para atacar o governador Antonio Denarium. Queremos que o TSE, que diz tanto que precisa de transparência e lisura, que possa colocar esse processo em pauta e que não perdure para o ano que vem”, pontuou Nicoletti.

O governador já foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RO) e uma decisão desfavorável da Corte em Brasília pode selar o seu destino e levar a novas eleições no estado.

Neste processo, Denarium e o vice-governador, Edilson Damião (Republicanos), respondem por executar reformas nas casas de eleitores roraimenses, por meio do programa “Morar Melhor”, em 2022, distribuição de cestas básicas em ano eleitoral, transferência de R$ 70 milhões em recursos para municípios às vésperas do período vedado pela lei eleitoral, promoção pessoal de agentes públicos, aumento de gastos com publicidade institucional.

*Com informações da Folha BV

Leia mais: Julgamento que pode levar à cassação de Denarium deve ocorrer ainda em 2024

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -