28.3 C
Manaus
terça-feira, dezembro 3, 2024

PL para campanhas informativas nas unidades de saúde é aprovada na Aleam

O projeto do Dr. George Lins prevê uma campanha informativa para orientar os cidadãos sobre quais unidades de saúde procurar, de acordo com a complexidade de seus sintomas

Por

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei proposto pelo deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil), que visa criar campanhas informativas para conscientizar a população sobre o uso adequado das unidades de saúde. A iniciativa busca otimizar o atendimento nas unidades de saúde e reduzir a sobrecarga nos hospitais e prontos-socorros do estado.

O projeto prevê uma campanha informativa com o objetivo de orientar os cidadãos sobre quais unidades de saúde procurar de acordo com a complexidade de seus sintomas, evitando o congestionamento dos hospitais e garantindo um atendimento mais rápido e eficiente para emergências.

“Quando conscientizamos a população sobre a importância de buscar a atenção primária para sintomas leves, contribuímos para um sistema de saúde mais acessível e eficiente. Isso reduz a pressão sobre as emergências e melhora o atendimento para quem realmente precisa de cuidados urgentes”, destacou Dr. George Lins.

A campanha deverá ser implementada em parceria com hospitais, órgãos públicos, organizações não governamentais, associações profissionais e outras entidades, visando atingir o máximo de pessoas.

Segundo o parlamentar, muitos casos que chegam às emergências poderiam ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “A falta de informação leva a um congestionamento das emergências com casos de baixa complexidade, o que atrasa o atendimento de pacientes graves e sobrecarrega o sistema. Com essa campanha, queremos minimizar esse problema e promover um fluxo mais adequado nos atendimentos.”

Dados de atendimentos nas unidades de saúde — De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), entre janeiro e julho deste ano, os seis Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) da capital atenderam 308.316 pacientes, sendo que 41,15% desses atendimentos foram emergências de baixa complexidade, casos que poderiam ser tratados nas UBSs.

 

 

 

 

 

Com informações da assessoria de comunicação*

Foto: Divulgação / Leandro Castro

Leia mais: Conselheiro do TCE-AM debate projetos estratégicos para 2025

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -