29.3 C
Manaus
terça-feira, dezembro 3, 2024

Em palestra, Dr. George Lins destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Ao compartilhar os dados mais recentes do Inca, Dr. George alertou para o número expressivo de novos casos esperados no país e no Amazonas entre 2023 e 2025

Por

Durante palestra realizada nesta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual e urologista Dr. George Lins (UB) abordou a importância dos exames de rastreamento e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em alusão à campanha Novembro Azul, o evento reuniu servidores e convidados no auditório Senador João Bosco, com foco na conscientização sobre a segunda principal causa de morte por câncer entre homens no Brasil.

“É uma oportunidade ímpar de falar sobre o Novembro Azul e o combate ao câncer de próstata, especialmente com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata se aproximando, em 17 de novembro,” declarou Dr. George.

O deputado destacou que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é responsável por aproximadamente 26% das mortes por câncer em homens no país. “A desmistificação dos exames de rastreamento é essencial,” enfatizou Dr. George. “Ainda existe muito preconceito, e precisamos combatê-lo com informação e ações educativas. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata pode ter até 90% de chance de cura.”

Durante, Dr. George explicou a importância de exames regulares para a saúde masculina, ressaltando a necessidade de vencer o preconceito que muitos homens ainda sentem em relação aos exames de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico).

“Existem algumas mudanças comportamentais que são importantes, mas o mais essencial é fazer o rastreamento, procurar o urologista e realizar o exame de toque retal e o PSA,” afirmou. “Somente com esses exames podemos identificar os casos com suspeita e seguir para uma biópsia, que é o exame confirmatório.”

O deputado reforçou ainda as orientações da Sociedade Brasileira de Urologia para a realização dos exames preventivos. “Para a maioria dos homens, a recomendação é iniciar os exames aos 50 anos. No entanto, para aqueles com histórico familiar, obesidade ou que são negros, o indicado é começar aos 45 anos, já que esses fatores aumentam o risco de desenvolvimento da doença,” explicou.

Dados no Amazonas

Ao compartilhar os dados mais recentes do Inca, Dr. George alertou para o número expressivo de novos casos esperados no país e no Amazonas entre 2023 e 2025. “No Brasil, são estimados mais de 71 mil casos de câncer de próstata, e no Amazonas, aproximadamente 570, com 340 deles previstos para Manaus,” informou o deputado. “Esse número elevado na capital reflete o fato de que muitos pacientes do interior vêm a Manaus em busca de diagnóstico e tratamento.”

Para ele, é essencial que a população amazonense tome consciência e adote os exames de rastreamento. “Procurar o urologista e realizar os exames pode significar a diferença entre uma vida saudável e as consequências graves que esse câncer pode trazer quando diagnosticado em estágio avançado,” afirmou Dr. George, reforçando que o rastreamento pode salvar vidas.

 

 

 

 

Com informações da Assessoria de comunicação

Foto: Divulgação / Leandro Castro

Leia mais: Ministra Cármen Lúcia é alvo de fake news com trecho de entrevista modificado

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -