Após o candidato a prefeito Capitão Alberto Neto (PL) citar, durante debate eleitoral na TV Rede Amazônica nesta quinta-feira, 24, a Lei 3.379 que prevê a criação de taxas para mototaxistas convencionais e por aplicativo, o atual gestor de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que “não existe cobrança nenhuma” e prometeu devolução de taxas.
“Não existe cobrança nenhuma. O que nós estamos fazendo é ampliar o número de vagas de mototáxi e também de táxi. Ninguém pagou taxa nenhuma. Se tiver alguém que pagou alguma taxa, volta lá que a gente faz a devolução”, afirmou David Almeida.
A Lei Municipal nº 3.379/2024, derivada do Projeto de Lei 285/2024 proposta pelo prefeito David Almeida (Avante), regulamenta o serviço de mototáxi convencional e por aplicativos na capital amazonense e é alvo de críticas entre os trabalhadores por estabelecer regras mais rígidas e a aplicação de taxas.
Sancionada em 12 de setembro de 2024 pela Prefeitura de Manaus, a Lei prevê ainda a limitação da operação por meio dos aplicativos, cujos motoristas devem atender a uma série de requisitos para estarem aptos a trabalhar.
Debate
O debate promovido tradicionalmente pela Rede Amazônica, filiada da TV Globo, é o último realizado neste 2º turno das Eleições 2024 com os candidatos a prefeito de Manaus, o atual gestor David Almeida e o deputado federal Capitão Alberto Neto.