O projeto de lei nº 298/2024, de autoria do deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil), que institui o “Dia do Desapego Consciente”, foi aprovado na última quinta-feira (17) pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A iniciativa tem como objetivo estimular a doação de objetos reutilizáveis, promovendo a conscientização ambiental e evitando o descarte inadequado de materiais no meio ambiente.
Com a aprovação, o “Dia do Desapego Consciente” passará a ser realizado uma vez por mês em cada município do estado. A iniciativa busca estimular a população a doar brinquedos, roupas, eletrodomésticos, livros e até materiais de construção em boas condições de uso. “O projeto pretende criar uma cultura de reaproveitamento, evitando o acúmulo de lixo e contribuindo para a preservação ambiental, além de ajudar pessoas que necessitam desses itens”, afirmou o deputado Dr. George Lins.
Incentivo à sustentabilidade
Além de promover o reaproveitamento de bens, a nova lei permite que as Secretarias de Estado possam, em parceria com os municípios, estabelecer instruções para promover a realização do evento, por meio de campanhas educativas, conferências, palestras, reuniões, workshops e demais eventos visando a consciência ecológica e de preservação do meio ambiente.
Aprovada em plenário, a proposta segue agora para sanção governamental.
Com informações da assessoria de comunicação*
Foto: Divulgação / Leandro Castro
Leia mais: Ministro suspende regra sobre aposentadoria de policiais homens e mulheres