Após o resultado das eleições municipais, duas vereadoras da Câmara Municipal de Manaus (CMM) usaram a tribuna nesta segunda-feira (7) para comentar sobre a diminuição de cadeiras ocupadas por mulheres no Parlamento, durante a sessão plenária.
Atualmente, a CMM é composta por quatro vereadores e, com as eleições municipais, a expectativa era que essa bancada feminina crescesse. No entanto, de 41 vereadores eleitos, apenas 3 são mulheres, o que indica a redução de uma cadeira.
“Isso é um reflexo de que mulher não vota em mulher, que continua acreditando que ela não está pronta para representar nos parlamentos do Brasil. […] Somos 53% desse eleitorado e temos nessa Casa menos de 7%, aproximadamente. É reflexo da falta de construção de conceito a favor da mulher. […] Eu sou uma sobrevivente de uma mulher, somos sobreviventes porque não entrou nenhuma mulher nova. O Parlamento se renovou, mas só com homens. Perdemos as mulheres para os homens”, disse a vereadora reeleita Professora Jacqueline (UB).
Ver essa foto no Instagram
Ainda durante a sessão, a vereadora Thaysa Lippy (PRD) comentou sobre a expectativa de que houvesse um número maior de mulheres ocupando as cadeiras da Câmara na próxima legislatura.
“Estou muito triste pela perda de uma mulher. Nós só éramos quatro mulheres nessa Câmara e agora, apenas três retornaram. A minha expectativa era de que mais mulheres [entrassem] na política. Vemos que falta ainda mulheres influenciarem outras mulheres, para que olhe na política como um lugar também dela”, comentou a parlamentar.
Na atual legislatura, as vereadoras que conseguiram se reeleger foram Thaysa Lippy, Professora Jacqueline e Yomara Lins (Podemos). A vereadora Glória Carratte (PSB) não formou votos o suficiente para se reeleger, assim como também outras mulheres não foram eleitas.
Conforme noticiou O Convergente, 820 candidaturas foram deferidas para disputar as 41 cadeiras da CMM, sendo 553 candidaturas registradas são do gênero masculino, e representaram 67%. Como minoria, as candidaturas femininas registradas na Justiça Eleitoral somam 267, o que representou 33%.
Leia mais: De 62 municípios, apenas 11 mulheres são eleitas prefeitas no Amazonas
_____
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa