Durante a participação no programa Debate Político, do O Convergente, a jornalista Paula Litaiff comentou sobre o assédio enfrentado por jornalistas durante o pleito eleitoral de 2024. O programa foi exibido nessa terça-feira (24), e apresentado pela COO da empresa, Letícia Barbosa. A transmissão do programa é feita pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2, e também pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.
Ao comentar sobre os assédios sofridos pelos jornalistas durante o pleito, Litaiff pontuou que o assédio judicial é notório na forma processual.
“Do ponto de vista de agressão a jornalistas, a gente percebe isso mais da forma processual, aquela tentativa de assédio judicial que se fala, hoje esse termo tem sido bastante utilizado na imprensa. Inclusive, tem sido alvo de denúncias da Associação Brasileira de Jornalismo, da Federação Nacional de Jornalismo”, disse.
Ver essa foto no Instagram
A jornalista ainda repudiou veementemente as tentativas dos candidatos de silenciar profissionais da área em coletivas ou eventos políticos. Como exemplo, ela citou o candidato a prefeito de Manaus David Almeida (Avante).
“Não tenho sentido, confesso, não com a gente. A gente percebe que quando o candidato é confrontado, o David Almeida mas não somente ele, quando é confrontado em coletivas, em público, ele tende a atacar o jornalista”, afirmou.
Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o “assédio judicial” contra jornalistas e veículos de imprensa. Com a decisão, a Corte confirmou a ilegalidade do ajuizamento de inúmeras ações judiciais para constranger ou dificultar o exercício da liberdade de imprensa.
_____
Por Camila Duarte
Foto: Youtube / O Convergente
Revisão: Letícia Barbosa
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.