34.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 4, 2024

Presidente da Aleam tem PL sobre segurança aquática encaminhado para sanção governamental

A medida visa estabelecer meios para divulgação de ações de segurança dos banhistas e praticantes de atividades aquáticas

Por

Na cheia ou na vazante é preciso saber lidar com a água, com a subida e descida dos rios. Por esse motivo, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou e teve aprovado o Projeto de Lei (PL) nº 54/2023, que estabelece a Política Estadual de Segurança Aquática.

A medida visa estabelecer meios para divulgação de ações de segurança dos banhistas e praticantes de atividades aquáticas nos rios, igarapés, lagos e similares, onde haja trânsito de embarcações.

“Embora o amazônida esteja acostumado com os rios e saiba dos riscos que representam, na cheia ou na vazante, é preciso definir estratégias para que possamos diminuir a ocorrência de possíveis acidentes. Nossa proposta é mais um instrumento de divulgação e prevenção visando a segurança dos banhistas”, falou o deputado.

Campanhas educativas

Conforme o PL, a Política Estadual de Segurança Aquática prevê a realização de palestras e campanhas educativas, conscientizando sobre os riscos e perigos de ambientes aquáticos.

Também prevê a implementação de um programa de aprendizagem das normas básicas de trânsito de embarcações em áreas de banhistas.

A Política Estadual de Segurança Aquática deverá estabelecer ações de divulgação e prevenção visando à segurança dos banhistas e praticantes de atividades aquáticas nos rios, igarapés, lagos e similares, onde haja trânsito de embarcações. Entende-se por embarcação as canoas, os botes, os barcos, as lanchas, os jet-skis e similares que possam gerar risco à integridade física dos banhistas.

O objeto do PL deverá ser desenvolvido em escolas e projetos esportivos por meio de palestras, campanhas e panfletos, entre outros meios que auxiliem na conscientização sobre riscos e perigos de ambientes aquáticos, além de formar cidadãos multiplicadores que possam difundir o uso de práticas seguras em ambientes aquáticos.

De acordo com o projeto, o mês de dezembro será instituído como o “Mês de Segurança Aquática”, com a intensificação de atividades voltadas à propagação dos cuidados que devem ser tomados na prevenção e segurança aquática.

*Com informações da assessoria

Leia mais: Avanço na luta antirracista: PL de Roberto Cidade aguarda sanção governamental para se tornar lei

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -