A iniciativa foi discutida, por Roberto Cidade (União Brasil), na noite da última segunda-feira (2), durante a 5° Reunião Ordinária da Associação Comercial do Amazonas (ACA), na zona sul da capital. A proposta aponta que o Centro comercial de Manaus terá a segurança reforçada com o armamento e a ampliação do quantitativo da Guarda Municipal, que vai ampliar o patrulhamento da região.
“Nós vamos reorganizar o Centro, que está abandonado. Em 2021, nós aprovamos na Assembleia uma PEC que autoriza armar a Guarda Municipal, o que acontece em outros municípios do Brasil, mas a atual gestão até hoje não fez. Se o prefeito tivesse feito a parte dele, Manaus teria mais segurança”, afirmou Roberto Cidade.
O projeto pretende aumentar o efetivo da Guarda Municipal dos atuais 385 para 3 mil servidores ao longo dos próximos anos, sendo mil agentes já em 2025. O objetivo é promover treinamento especializado e investir em equipamentos modernos também fazem parte da estratégia para reforçar a atuação dos agentes.
O presidente da ACA, Bruno Loureiro Pinheiro, pontuou os benefícios de armar os agentes. “Traz a sensação de segurança para os clientes, para a população que vem comprar no centro. Ao ver a Guarda Municipal armada, as pessoas se sentem mais seguras para ir ao centro e retornar para casa”, ressaltou.
Com 153 anos de existência, a ACA é a mais antiga entidade empresarial do Amazonas. De acordo com dados de comerciantes, o Centro de Manaus concentra 38 mil empregos com carteira assinada e mais de 15 mil sem carteira assinada.
Pessoas em situação de rua, prédios abandonados, e a pavimentação da BR-319 também foram temas abordados durante a reunião. O encontro na ACA teve a presença do candidato a vice-prefeito, Coronel Meneses (Progressistas), do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), e dos vereadores Lissandro Breval (Progressistas) e Diego Afonso (União Brasil).
No final da tarde de ontem, Roberto Cidade participou de uma caminhada no bairro Japiim, zona sul de Manaus. A mobilização teve início na Avenida Jorge Biváqua.
Roberto Cidade, que é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), lidera uma coligação formada por sete partidos: União Brasil, Progressistas (PP), Republicanos, Podemos, Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Renovação Democrática (PRD) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Com informações da assessoria de comunicação*
Foto: Divulgação
Leia mais: Após repercussão, pagamentos à noiva e à sogra de David Almeida estão sob investigação do MPAM