31.3 C
Manaus
terça-feira, setembro 10, 2024

Eleição vai terminar mais cedo em 11 municípios do Amazonas

Por conta do fuso horário de Brasília, o pleito começa às 06h e termina às 15h

Por

As eleições municipais em onze municípios do Amazonas terão horário diferenciado este ano, em função do horário de Brasília. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o pleito começará às 06h e terminará às 15h (horário local).

A diferença é de duas horas em relação ao horário oficial que será seguido em todo o país, conforme determina o Art. 231 da Resolução nº 23.736/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja os municípios que terão horário diferenciado:

– Amaturá (22ª ZE)
– Atalaia do Norte (42ª ZE)
– Benjamin Constant (20ª ZE)
– Eirunepé (11ª)
– Envira (46ª ZE)
– Guajará (45ª ZE)
– Ipixuna (45ª)
– Itamarati (69ª)
– Tabatinga (36ª ze)
– São Paulo de Olivença (22ª ZE)
– Jutaí (41ª ZE)

Na capital amazonense e em outros cinquenta municípios do estado, o horário de votação permanece o mesmo, conforme o TRE, começando às 7h e encerrando às 17h.

Envio de urnas

Segundo a Justiça Eleitoral do Amazonas, devido à seca que já afeta a região, o envio das urnas eletrônicas para os municípios do interior do estado começou pelo menos um mês antes do previsto. Os equipamentos serão utilizados nas eleições de outubro.

Cerca de 255 mil pessoas enfrentam os impactos da estiagem, que, de acordo com o governo, deverá atingir seu ponto mais crítico no final deste mês.

Acompanhe também:

Durante o evento virtual “Café com Aner – Número 100”, nesta terça-feira (20), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou a importância da atenção e mobilização da Justiça Eleitoral para garantir que a estiagem no Amazonas não impeça os eleitores de participarem do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, marcado para 6 de outubro. O encontro foi promovido pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner).

“A estiagem no Amazonas está me deixando sem dormir, porque posso levar a urna, posso levar o mesário ou a mesária – porque a gente atua com o apoio das Forças Armadas brasileiras –, mas o eleitor tem que poder sair da sua casa para votar, para participar nesse dia festivo”, afirmou a ministra Cármen Lúcia.

De acordo com a presidente do TSE, há uma colaboração em andamento com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e as Forças Armadas. Esse esforço conjunto visa mapear a situação para avançar com propostas e soluções que garantam a participação dos eleitores nas eleições, mesmo diante da estiagem no Amazonas. “Esse é um grande desafio, mas eleições são isso mesmo”, pontuou.

Leia mais: Ministra Cármen Lúcia diz estar ‘preocupada com os eleitores’ por conta da estiagem no Amazonas
___
Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -