O deputado estadual Dr. George Lins (UB) destacou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (27), duas importantes iniciativas do Governo do Estado para a saúde pública: a ampliação dos procedimentos de cateterismo na rede estadual e o trabalho da Carreta de Apoio à Saúde na Zona Leste de Manaus.
O parlamentar, junto ao governador Wilson Lima, visitou, na última segunda-feira (26), a Carreta da Saúde estacionada no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Regia Gomes do Livramento, no bairro Grande Vitória. A unidade estará no local até o dia 6 de setembro, oferecendo uma variedade de exames de imagem, incluindo mamografia e ultrassonografias.
Segundo Dr. George Lins, a Carreta de Apoio à Saúde é uma demonstração clara do compromisso do governo com a saúde da população amazonense. “Essa unidade móvel é uma prova do compromisso do Governo Estadual com a saúde da população”, afirmou o deputado, destacando que a expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é realizar mais de 1.000 exames de imagem durante o período de atendimento.
Os exames oferecidos incluem mamografia e uma ampla gama de ultrassonografias, como as de abdômen total, tireoide, mama, próstata, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.
O deputado também ressaltou o sucesso das ações anteriores da Carreta da Saúde, que já percorreu sete municípios do interior do estado, ajudando a zerar a fila de espera por exames em cidades como Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo e Parintins. Ao todo, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas, totalizando 30 mil exames realizados entre janeiro e agosto de 2024.
Avanços na cardiologia
Além das atividades da Carreta de Apoio à Saúde, Dr. George Lins também destacou os avanços na área de cardiologia na rede estadual. Ele mencionou a ampliação dos procedimentos de cateterismo e angioplastia na Fundação e Hospital do Coração Francisca Mendes, que deve realizar mais de 800 procedimentos nos próximos 90 dias.
“O cateterismo cardíaco é essencial para diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos e outros problemas estruturais do coração, enquanto a angioplastia é vital para desobstruir artérias, prevenindo infartos”, explicou o deputado.
Leia mais: Em Parintins, Hospital Padre Colombo realiza mais de mil cirurgias eletivas no 1º semestre
___
*Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação