Quatro candidatos a prefeito de Manaus estiveram frente a frente no primeiro debate entre candidatos, realizado pela emissora Band Amazonas, nesta quinta-feira (8). Em cinco blocos, os candidatos puderam apresentar suas propostas aos eleitores e debater os planos de governos entre si.
Estiveram presentes no debate os candidatos Amom Mandel (Cidadania), Roberto Cidade (União Brasil), Alberto Neto (PL) e Marcelo Ramos (PT). O candidato a reeleição David Almeida (Avante) não compareceu ao debate. Os candidatos Wilker Barreto e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não foram convidados, por conta da Resolução do TSE, que aponta que os partidos devem ter um número mínimo de representantes no Congresso Nacional.
Ver essa foto no Instagram
No primeiro bloco, os candidatos tiveram dois minutos para se apresentarem, em ordem definida por sorteio prévio. Os candidatos Roberto Cidade e Amom Mandel usaram os primeiros minutos para expor propostas, além de criticarem alguns pontos da gestão municipal. Já os candidatos Marcelo Ramos e Alberto Neto, além de se apresentarem, criticaram a ausência de David Almeida no debate.
No segundo bloco, os candidatos iniciaram as perguntas entre si. Ao decorrer do bloco, alguns embates foram feitos, como os dos candidatos Roberto Cidade e Amom Mandel, que voltaram a se enfrentar ao decorrer dos outros três blocos em que foram divididos o debate da Band Amazonas.
Ver essa foto no Instagram
Os candidatos podiam fazer perguntas entre si de tema livre, como foi o caso dos candidatos Roberto Cidade e Amom Mandel, que debateram sobre combate à fome em Manaus e acabaram esquentando os ânimos no debate.
No terceiro bloco, os quatro candidatos foram submetidos a perguntas de jornalistas da Band Amazonas. Os questionamentos dos jornalistas aos candidatos era feito por meio de sorteio e, o candidato sorteado pelo jornalista fazia um novo sorteio para escolher um candidato para debater sobre o tema questionado pelo profissional de comunicação.
Ver essa foto no Instagram
Já no quarto bloco, os candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, porém, de ordem inversa. Os candidatos Marcelo Ramos e Alberto Neto fecharam este bloco com um pequeno embate sobre as prestações de contas dos mandatos como deputados estaduais e como as emendas parlamentares foram destinadas para ajudar o município de Manaus.
Ver essa foto no Instagram
No último bloco, os quatro candidatos tiveram dois minutos para realizar as considerações finais. O candidato Roberto Cidade teve um tempo a mais, devido a um pedido feito ao jurídico da Band Amazonas para tréplica em caso de ofensa moral e/ou pessoal.
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.