A menos de três meses das eleições municipais, prefeituráveis de Manaus estão se aperfeiçoando e massificando seus conteúdos nas redes sociais. O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), um dos pré-candidatos da série ‘Na tela do eleitor: Análise das estratégias de marketing dos pré-candidatos em 2024’, tem aquecido seu perfil no Instagram com conteúdos diários para entregar ao público o que realmente pretende mostrar nesse pleito.
O advogado, que já ocupou cargo de consultor do gabinete de Relações Institucionais na Petrobras, é a aposta do partido de esquerda, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para disputar o cargo majoritário de prefeito.
Pela facilidade de comunicação, segundo o especialista em marketing Rodrigo Gadelha, Marcelo, que apesar de ter apenas 54,8 mil seguidores, provavelmente é o melhor entre os pré-candidatos quando o assunto é desenvoltura para se expressar. “Fala fácil, postura correta e carisma envolvente”, destaca Gadelha sobre a recente publicação de Ramos em visita ao bairro São Jorge, na zona Oeste de Manaus.
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Vale ressaltar que durante a sua última passagem na política, foi vice-presidente da Câmara dos Deputados e articulador no Congresso. Nessa nova jornada para angariar o cargo, o ex-parlamentar está adotando uma nova estratégia.
“O pré-candidato direciona seus esforços para um público específico: a esquerda e os apoiadores de Lula. Marcelo aparenta ter mais foco na proximidade com o governo do que ser uma opção do eleitor manauara, que tende mais para uma opção de centro-direita”, afirma o publicitário.
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Uma estratégia de marketing eficaz nas redes sociais pode ser um diferencial crucial para pré-candidatos ao pleito de 2024. A autenticidade, o engajamento genuíno e a comunicação transparente são elementos essenciais para construir uma presença digital forte que ressoe com os eleitores.
O publicitário premiado pela Big Data avalia que, em suas postagens, Marcelo destaca sua candidatura alinhada ao presidente, adotando uma estética e estilo de comunicação semelhantes.
“Isso se manifesta nas cores, na identidade visual e no conteúdo, que incluem interações com o público e fotos que evocam a figura de Lula. De fato, é uma estratégia muito arriscada”, afirma Gadelha.
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Marcelo, de acordo com sua assessoria, tem sido acompanhado pela equipe de Manaus que cuida das estratégias, elaboração de conteúdos e publicações em suas redes sociais, sem uso de recursos que auxiliam na gravação dos vídeos, como o teleprompter.
“Na estratégia de pré-campanha, estão sendo utilizados recortes das entrevistas das quais ele tem participado; vídeos nos quais ele contesta a falta de conhecimento dos demais pré-candidatos”, disse a equipe de pré-campanha do pré-candidato petista.
Rodrigo Gadelha relembra ainda que se não fosse o desgaste que Ramos teve ao firmar uma aliança na eleição política com o senador Eduardo Braga (MDB) nas eleições suplementares para governo do estado em 2017, ele seria provavelmente um dos maiores nomes da política amazonense.
Naquela época, ele era visto como a esperança na luta contra a corrupção. Depois do “Tem dinheiro. Dá pra fazer”, que virou meme, a aliança com Eduardo Braga, a quem Marcelo em eleições anteriores mandou sentar no milho, acabou fazendo sua imagem despencar. Isso ficou explícito na dificuldade que ele teve para se reeleger deputado”, analisou o especialista.
Ao analisar o perfil no Instagram, Gadelha pontua que o projeto ‘Marcelo Interbairros’ parece procurar “reforçar sua imagem como gestor, buscando se distanciar cada vez mais da percepção predominante entre os manauaras de que ele é legislador. Como tal, ele não teria o perfil de governante, cargo para o qual pretende concorrer.”
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Gadelha descreve ainda que o ‘progressista’ tem uma comunicação envolvente, mas com foco só em interação sem se preocupar em reduzir sua rejeição acumulada ao longo dos anos.
Isso é algo preocupante. Afinal, algumas pesquisas apontam empate técnico de rejeição com David Almeida, atual prefeito e pré-candidato em Manaus. O lado humano, verdadeiro e a coragem de Marcelo vem se perdendo. Algo que ele soube construir com tanta força e destreza no passado”, situa o especialista em marketing político.
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Em suma, o desafio de Marcelo Ramos é grande. ‘De um lado, uma rejeição a ser combatida com seu histórico. Do outro, a rejeição da esquerda. E, para fechar, a falta de resgate do que ele tem de mais forte para mostrar’, finaliza Rodrigo Gadelha.
Quem é Marcelo Ramos
Marcelo Ramos Rodrigues é um advogado e político brasileiro. Atualmente filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), iniciou sua vida política como presidente do grêmio estudantil e depois como dirigente nacional da União da Juventude Socialista.
Exerceu os cargos de subsecretário municipal de Esportes de Manaus entre 2005 e 2006, na gestão do prefeito Serafim Corrêa, e Chefe de Gabinete do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Esporte, no governo Lula, em 2006, sob o comando de Orlando Silva.
Foi suplente de Francisco Praciano em 2007, assumindo como deputado federal em fevereiro do mesmo ano, sendo reeleito em 2008. Em 2010, foi deputado estadual pelo PSB. Concorreu ao governo do Amazonas em 2014, obtendo 179.758 votos, sem sucesso, ficando em terceiro lugar.
Nas eleições de 2016, Marcelo Ramos se candidatou a prefeito de Manaus pelo Partido da República (PR). No primeiro turno, obteve 257.698 votos (24,86% dos votos válidos), enfrentando Arthur Virgílio Neto (PSDB). No segundo turno, recebeu 457.807 votos (44,04% dos votos válidos), sendo derrotado por Arthur Virgílio Neto, que foi reeleito prefeito de Manaus.
Em 2018, foi eleito deputado federal pelo Amazonas pelo PR, onde ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados do Brasil em 2021.
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Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa
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