A Defesa Civil do Amazonas discutiu estratégias de atuação conjunta, incluindo o compartilhamento de informações e a definição de protocolos, na 1ª Reunião do Gabinete de Gestão Integrada, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta terça-feira (16), com vistas às eleições de outubro, diante dos efeitos da estiagem severa que já atinge o estado.
A reunião organizada pelo TRE tem como objetivo a preparação das forças de segurança para enfrentar os desafios logísticos impostos pela estiagem, uma vez que, a principal forma de locomoção de urnas e eleitores neste período, acontece pelos rios. Representantes das polícias Civil e Militar, Defesa Civil do Amazonas, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Força Aérea estiveram na reunião.
O objetivo principal do GGI é criar uma sinergia entre os diversos órgãos envolvidos, aproveitando a expertise adquirida durante os processos eleitorais anteriores. Esta cooperação interinstitucional busca alinhar os recursos disponíveis e garantir uma resposta coordenada em possíveis desafios decorrentes da seca prolongada.
O secretário adjunto de Defesa Civil, Coronel Clóvis, destacou a importância do trabalho colaborativo e preventivo do GGI: “Estamos nos antecipando aos desafios que a estiagem pode trazer, garantindo que nossa resposta seja ágil e eficiente”, destacou
Segundo Clóvis, a integração entre as forças de segurança e o TRE é importante para proteger a população e assegurar o funcionamento regular das instituições.
Com informações da Agência Amazonas*
Foto: Divulgação / Mylena Matos / Defesa Civil do Amazonas
Leia mais: Transparência: O que diz a Resolução nº 23.600/2019 sobre Pesquisas Eleitorais