31.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Sem formar maioria, bloco de esquerda vence eleições legislativas na França

Sessenta por cento dos eleitores franceses foram às urnas neste segundo turno

Por

A Nova Frente Popular (NFP), coalizão de esquerda, conquistou a maioria dos assentos na Assembleia Nacional da França nas eleições legislativas. Apesar do resultado com reviravolta inesperada, de acordo com as projeções deste domingo (7), não alcançou força suficiente para governar sozinha.

Embora o resultado final ainda não tenha sido divulgado, as projeções indicam que o partido de direita radical Reunião Nacional, liderado por Marine Le Pen, ficou em terceiro lugar. A coligação do presidente francês Emmanuel Macron, a Ensemble!, ficou à frente.

Sessenta por cento dos eleitores franceses foram às urnas neste segundo turno. Com os resultados, o parlamento francês ficou com as três maiores bancadas nesta nova legislatura. As projeções indicam que, dos 577 assentos da Assembleia Nacional, o bloco de esquerda Nova Frente Popular (NFP) ficou com 182 assentos; a coalizão de centro Juntos tem 168 assentos; e por último, o partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN) ficou com 143 assentos.

O primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, anunciou nesta segunda-feira (8) que solicitaria sua renúncia após a aliança do presidente Macron perder a maioria. Contudo, Macron pediu que Attal permanecesse no cargo “em prol da estabilidade do país” até que a situação se definisse.

Ao conquistar 33% dos votos no primeiro turno, Le Pen liderou uma Nova Frente Popular junto com o Juntos, onde uniram forças para evitar que a extrema direita assumisse o poder.

No entanto, a viabilidade de um governo que una essas duas forças ainda é incerta. Ambos os blocos têm divergências profundas em temas específicos, como a reforma da Previdência francesa, por exemplo.

Jean-Luc Mélenchon, um dos líderes da esquerda francesa, afirmou que Macron deverá admitir a derrota nas eleições e buscar uma cooperação com a NFP para formar o governo.

Foto: Reprodução/Vídeo/X/@lcoutinho

Leia mais: Macron fracassa nas urnas e extrema-direita vence 1º turno na França

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -