Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem apontado resultados positivos para a economia brasileira, entre eles o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). No entanto, dados afirmam que o Real está entre as cinco moedas que mais perderam valor nos primeiros seis meses de 2024.
O comparativo do Real com outras moedas, por exemplo, é um tanto quanto preocupante, uma vez que a moeda brasileira ultrapassou o peso argentino, onde o país lida com uma inflação de mais de 230%. A perda de valor é referente ao dólar, e o levantamento foi feito pela agência classificadora de risco Austin Rating, com base nos dados do Banco Central do Brasil.
A queda acumulada do real no ano chegou a 11,4% na quarta-feira (19). Na máxima do dia, o dólar comercial chegou a R$ 5,48.
Como base para a elaboração do ranking, a Austin Rating considerou as taxas de câmbio de referência Ptax, divulgadas diariamente pelo BC.
Até o momento, a moeda nigeriana é a que obtém a maior perda, com perdas de 41,3%. Na sequência, estão as moedas do Egito e do Sudão do Sul, com quedas de 35,2% e 29,9%, respectivamente.
No ranking, a moeda brasileira ultrapassou a da Argentina e a do Japão em poucos dias e saltou da 7ª para a 5ª colocação entre as que mais se desvalorizaram entre 118 países.
Entre os motivos para a disparada do dólar, estão a expectativa sobre a taxa básica de juros dos Estados Unidos, os resultados da balança comercial brasileira e as preocupações em relação ao quadro fiscal do país.
*Com informações do G1
Leia mais: Em curva negativa, governo de Lula é reprovado por 31% dos brasileiros, diz pesquisa
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.