32.3 C
Manaus
sábado, junho 22, 2024

Sonia Guajajara é eleita presidente do fundo indígena latino-americano

Ministra foi eleita nessa quarta-feira em assembleia geral

Por

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi eleita nessa quarta-feira (29), em assembleia geral, presidente do Conselho Executivo do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac).

É primeira vez que um representante brasileiro vai presidir o fundo, formado pelos países da América Latina e também por Portugal, pela Espanha e Bélgica. A entidade promove o apoio e o desenvolvimento de 826 povos indígenas latino-americanos, uma população estimada em 58,2 milhões de pessoas.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que Sonia Guajajara “trabalhará em estreita colaboração com governos e representações para impulsionar o desenvolvimento dos povos indígenas em prol de um país e de uma região que sejam mais justos, sustentáveis, equitativos e solidários”.

Oriunda do povo Guajajara/Tenetehára e ativista reconhecida pela luta dos direitos dos povos indígenas, Sonia é a primeira mulher indígena nomeada ministra de Estado.

Veja também:

A sessão plenária extraordinária dessa quarta-feira (29) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi histórica por ter marcado o encerramento da gestão do ministro Alexandre de Moraes à frente da Corte após um ano e nove meses. Presidente do TSE desde o dia 16 de agosto de 2022, Alexandre de Moraes comandou, pela última vez, uma sessão plenária no Tribunal. Cármen Lúcia substituirá Moraes na Corte.

A ministra Cármen Lúcia, que sucederá o ministro na Presidência do TSE a partir da próxima segunda-feira, 3 de junho, fez uso da palavra para agradecer ao ministro pelo trabalho prestado. “Foi muito mencionado e repetido que, em 2022, especialmente no momento gravíssimo da história brasileira naquelas eleições, Vossa Excelência era a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa”.

*Com informações da Agência Brasil

Foto: A “CDH – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa ” do Senado Federal está licenciada sob CC BY 2.0.

Leia mais: Alexandre de Moraes se despede da presidência do TSE; Cármen Lúcia assume na próxima semana

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -