Na quarta edição da série dos Dossiês dos municípios do estado do Amazonas, O Convergente realizou uma reportagem especial sobre a gestão da Prefeitura Municipal de Parintins, entre 2021 e parte dos meses de 2024. O prefeito Frank Luiz da Cunha Garcia (PSD), que termina a administração da pasta este ano, por conta da última reeleição em 2020, firmou uma série de contratos milionários através de publicações no Diário Oficial Eletrônico nesse período.
Bi Garcia, como é conhecido na cidade, gerou polêmica entre os parintinenses por conta de gastos exorbitantes aos cofres públicos, e ainda este ano, foi questionado pelos moradores por conta de um reajuste de 4,51% na tarifa de água dos consumidores.
Ainda no decorrer da sua gestão, foi alvo de investigação no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e no Ministério Público do Estado (MP-AM). Vale lembrar que Parintins é o quarto município mais populoso do estado, com 96.372 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, tendo ainda uma avaliação média de 0,658 nos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2010.
A ilha tupinambarana possui a quarta posição como maior colégio eleitoral, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Veja também:
Na terceira série do Dossiê dos municípios do Amazonas, produzido pelo O Convergente, durante o período de 2021-2024, a Prefeitura de Iranduba, que tem como prefeito Augusto Ferraz, foi alvo de denúncias por falta de medicamentos, além de firmar acordos milionários com investigados, inquéritos, polêmicas e até mesmo cassação de mandatos de prefeito e vice-prefeito. Tendo um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,613, de acordo com o IBGE de 2010, Iranduba tem a 15ª economia que movimenta o Amazonas.
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.