32.3 C
Manaus
sábado, junho 22, 2024

Seminário debate eleições, IA e democracia com Especialistas internacionais e plataformas digitais

O seminário busca fomentar a troca de experiências e a compreensão das considerações éticas, políticas e sociais envolvendo o uso de inteligência artificial

Por

Quais são os efeitos das fake news sobre o eleitorado brasileiro e de que forma a popularização de ferramentas de inteligência artificial (IA) pode potencializar os impactos de notícias falsas no processo eleitoral? Essas são algumas das perguntas que especialistas responderão, a partir desta terça-feira (21), no “Seminário Internacional – Inteligência Artificial, Democracia e Eleições”, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação).

A abertura do encontro ocorrerá a partir das 9h30, no Auditório I do TSE, em Brasília (DF), e contará com a participação do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes. O evento é aberto ao público e a participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível neste link.

Até quarta-feira (22), o seminário reunirá especialistas nacionais e internacionais, autoridades e representantes, no Brasil, das plataformas digitais WhatsApp, TikTok e Google, que debaterão diretrizes que orientem o uso da IA nas eleições e estratégias para o enfrentamento do fenômeno da desinformação na esfera eleitoral.

O seminário busca fomentar a troca de experiências e a compreensão das considerações éticas, políticas e sociais envolvendo o uso de inteligência artificial.

O evento conta com o apoio das seguintes instituições:

  • Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE);
  • Delegação da União Europeia no Brasil;
  • Federação Brasileira de Bancos (Febraban);
  • Democracy Reporting International (DRI);
  • e Agência Lupa.

Mesa de abertura

Além do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, a mesa de abertura será composta da vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia; do diretor da EJE/TSE, ministro Floriano de Azevedo Marques; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; do advogado-geral da União, Jorge Messias; da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf; e da embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach.

Painéis

O seminário será dividido em quatro painéis temáticos:

  1. “Como as democracias sobrevivem”;
  2. “Algoritmo, polarização e desafios em contextos eleitorais”;
  3. “Desinformação e o uso de IA nas eleições”;
  4. “Integridade do processo eleitoral no mundo digital”.

Ainda na terça-feira (21), o primeiro painel será presidido pela ministra Cármen Lúcia e terá os seguintes palestrantes: Marco Ruediger, sociólogo e diretor da Escola de Comunicação da FGV; Kevin Casas-Zamora, secretário-geral da Idea Internacional; e Lilian Cintra de Melo, secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A ministra Edilene Lôbo presidirá o segundo painel, com os palestrantes: Dragos Tudorache, membro do parlamento da União Europeia e correlator do IA Act; João Brant, secretário de políticas digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; Beatriz Saab, pesquisadora do Democracy Reporting International (DRI); e Daniela Silva, chefe de políticas públicas do WhatsApp no Brasil.

A jornalista e colaboradora da FGV Comunicação Rio Leila Sterenberg mediará o terceiro painel, com a presença de: Renate Nikolay, diretora-geral adjunta da DG Connect da Comissão Europeia; Albertina Piterbarg, especialista em eleições da Unesco; Matías Di Santi, diretor de jornalismo do Chequeado (Argentina); e Fernando Gallo, diretor de políticas públicas do TikTok no Brasil.

Na quarta-feira (22), o ministro Ramos Tavares estará à frente do quarto painel, composto de: Jens Zimmermann, membro do Parlamento Federal Alemão; Natália Leal, CEO da Lupa; Luca Belli, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV; e Taís Tesser, gerente de contencioso da Google Brasil.

Encerramento

A conferência de encerramento contará com a participação do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que falará sobre os impactos da inteligência artificial nas eleições e sobre os desafios para a democracia no século XXI.

Imprensa

O acesso à imprensa será liberado, sem necessidade de credenciamento prévio, e estará sujeito à lotação do espaço por ordem de chegada.

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.

 

 

 

 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral – TSE

Foto: Divulgação / TSE

Leia mais: Bi Garcia vira alvo de denúncia ao nomear comissão do SAAE após decreto de ‘situação de emergência’

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -